Carros elétricos: rio expande rede pública para recarga

Compartilhe

O mercado de carros elétricos no Brasil apresenta um crescimento consistente, apesar dos desafios existentes para a consolidação destes veículos no país. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos motoristas é a infraestrutura limitada para recarga.

Diante desse cenário, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a instalação de 15 novos postos de recarga rápida até 2028. O anúncio ocorreu durante um evento focado em sustentabilidade no transporte, onde foi destacada a importância da iniciativa para acelerar a transição para veículos elétricos na cidade.

O projeto é fruto de uma colaboração entre a prefeitura e a C40 Cities, uma rede global de prefeitos comprometidos com ações para combater a crise climática, e a The Climate Pledge (TCP). O investimento nos novos postos de recarga será viabilizado através da Laneshift, um programa internacional dedicado à descarbonização do transporte de carga em cidades da América Latina e da Índia. A iniciativa visa oferecer suporte técnico e apoio a políticas públicas que impulsionem a transição para veículos de emissão zero.

Publicidade

A cidade já conta com alguns pontos de recarga. Desde julho, a C40 apoia um projeto demonstrativo de infraestrutura pública de recarga. Já foram inaugurados dois eletropostos da EZVolt: o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca, e um hub na Avenida Brasil, que funciona como laboratório urbano até dezembro. Os dados coletados nesses locais servirão de base para a implantação dos 15 novos eletropostos.

“A cidade tem que ir se adaptando a essa realidade. Isso traz menos poluição, menos ruído e mais qualidade de vida. Mas as pessoas só mudam o hábito quando faz diferença econômica. O investimento na compra é maior, mas ao longo do tempo a pessoa tem retorno com a economia de combustível”, afirmou Osmar Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura do Rio de Janeiro.

Compartilhe