China aprova acordo para transferência do Tiktok, diz secretário do tesouro dos EUA
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, revelou que a China concedeu a aprovação para o acordo de transferência do popular aplicativo de vídeos curtos, TikTok. A declaração foi feita nesta quinta-feira, gerando expectativa sobre os próximos passos para a conclusão do negócio.
Bessent expressou otimismo quanto ao avanço do acordo, prevendo que ele se concretize nas próximas semanas e meses. A declaração foi dada durante uma entrevista à Fox Business Network, após a reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping. “Em Kuala Lumpur, finalizamos o acordo com o TikTok em termos de obter a aprovação chinesa, e eu espero que isso vá adiante nas próximas semanas e meses, e finalmente veremos uma solução para isso”, afirmou o secretário.
Em comunicado divulgado também nesta quinta-feira, o Ministério do Comércio da China indicou que o país lidará adequadamente com as questões relacionadas ao TikTok em colaboração com os Estados Unidos, sinalizando uma postura cooperativa em relação ao futuro do aplicativo.
Até o momento, o TikTok, pertencente à ByteDance, não se manifestou sobre a aprovação chinesa.
A situação do aplicativo, amplamente utilizado por cerca de 170 milhões de pessoas nos Estados Unidos, tem sido incerta há mais de um ano e meio. Em 2024, o Congresso dos EUA aprovou uma legislação que exigia que os proprietários chineses do TikTok vendessem os ativos do aplicativo nos EUA até janeiro de 2025.
Em 25 de setembro, Trump assinou um decreto declarando que a proposta de venda das operações do TikTok nos EUA para um consórcio de investidores americanos e globais atendia aos requisitos de segurança nacional estabelecidos na lei de 2024. O decreto também concedeu um prazo de 120 dias para a conclusão da transação, e adiou a aplicação da lei até 20 de janeiro.



