Chuva forte atinge três regiões do brasil com risco de temporais

Compartilhe

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) intensifica as condições de tempo instável, elevando o risco de temporais em diversos estados brasileiros nesta quinta-feira. A previsão indica que as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte serão as mais afetadas pelo fenômeno climático.

Na Região Sul, o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná terão tempo firme com predomínio de sol. No entanto, o litoral catarinense e paranaense, juntamente com o litoral norte gaúcho, podem enfrentar chuvas fracas devido à circulação de umidade do oceano. As temperaturas devem se manter elevadas no interior dos três estados, com maior intensidade no norte e noroeste do Paraná.

A Região Sudeste sentirá os efeitos da ZCAS, com pancadas de chuva moderadas a fortes e risco de temporais na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. No norte, litoral e leste de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e metade sul de Minas, a combinação de calor e umidade, somada à influência marítima, manterá a instabilidade. Rajadas de vento moderadas a fortes são possíveis em toda a faixa costeira.

Publicidade

No Centro-Oeste, a ZCAS favorece pancadas de chuva no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e em grande parte de Mato Grosso, com intensidade variando de moderada a forte e risco de temporais em algumas áreas. O calor e a umidade contribuem para a instabilidade no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto no restante do estado o tempo permanecerá mais estável. As temperaturas devem apresentar uma ligeira queda em Goiás, devido ao aumento da nebulosidade e à frequência da chuva, enquanto nas demais áreas da região o calor predominará.

No Nordeste, a chuva ganha força em parte da Bahia, também devido à ZCAS, podendo ser forte na metade sul e oeste do estado. Na metade sul do Piauí e do Maranhão, pancadas isoladas podem variar de moderadas a fortes, impulsionadas pelo calor e umidade. Nas demais áreas da região, o sol deve predominar com poucas nuvens e altas temperaturas.

Na Região Norte, a ZCAS mantém o tempo instável, com pancadas de chuva em grande parte da região e risco de temporais no Amazonas, na metade sul e leste do Pará, além do Tocantins. No Acre, em Rondônia e em Roraima, as pancadas podem ser fortes, com possibilidade de temporais isolados. No Amapá e no nordeste do Pará, o tempo será mais firme, com predomínio de sol. As temperaturas permanecem elevadas, com sensação de abafamento.

Compartilhe