Chuva persiste: inmet alerta para tempestades em 15 estados nesta sexta

A sexta-feira será marcada por atenção redobrada em 15 estados brasileiros, com alertas emitidos para riscos de chuvas intensas e tempestades. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país estão sob avisos amarelo e laranja devido à persistência de instabilidades atmosféricas, um fenômeno comum nesta época de transição para o período chuvoso.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que os alertas abrangem Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Amazonas, Acre e Amapá.
O alerta amarelo sinaliza potencial para chuvas com volumes entre 20 e 30 mm/h, acompanhadas por rajadas de vento de até 60 km/h, podendo causar transtornos localizados. Já o alerta laranja eleva o grau de perigo, prevendo acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e risco de queda de granizo.
A madrugada já indicava a tendência, com previsão de chuvas intensas e tempestades isoladas em áreas do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Acre, Amazonas e Rondônia, além de chuva leve a moderada no noroeste do Paraná e em partes do Mato Grosso.
Durante a manhã, as áreas com maior potencial de tempestades começaram a se definir, com as instabilidades ganhando força sobre o Mato Grosso do Sul e núcleos convectivos se formando no Mato Grosso, oeste de São Paulo e Rondônia, especialmente no setor oeste da Região Norte.
No período da tarde, a abrangência do alerta se expande, com instabilidades se espalhando por praticamente todo o Centro e Norte do país, além de parte do Sul e Sudeste. No Sul do Brasil, chuvas de moderada intensidade devem atingir o noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o centro do Paraná, com possibilidade de queda de granizo em áreas paranaenses.
No Sudeste, as precipitações se espalham entre São Paulo, Minas Gerais e o sul do Rio de Janeiro. A região da Serra da Mantiqueira pode registrar chuvas intensas, e a capital paulista também está sob alerta para pancadas de chuva fortes, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas.
O Centro-Oeste e o Norte do país devem concentrar o maior número de tempestades nesta sexta-feira. Quedas de granizo não estão descartadas para áreas do sul do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
O Mato Grosso do Sul deve ser um dos estados mais afetados, com chuvas fortes em praticamente todo o território, incluindo Campo Grande. Chuvas também são esperadas para o oeste do Mato Grosso, com riscos de tempestades.
Em Rondônia, os riscos de tempestades são elevados. A combinação entre calor e alta umidade favorece a formação de nuvens carregadas também no Acre e no oeste do Amazonas. No Pará, as chuvas mais intensas devem se concentrar na divisa com o Amazonas.
Os maiores volumes de chuva estão previstos para o Mato Grosso do Sul, com acumulados aproximados de 50 mm em Dourados e 57 mm em Caracol. Nas regiões Sul e Sudeste, os acumulados devem variar entre 5 e 30 mm, enquanto na Região Norte, os volumes podem ultrapassar 50 mm em pontos isolados de Rondônia, Acre e Amazonas.
Fonte: www.tempo.com

