Chuva persiste no brasil com risco de temporais em várias regiões

O clima no Brasil apresenta instabilidade nesta terça-feira, com previsão de chuvas em diversas regiões do país. A formação de áreas de baixa pressão e a influência marítima são fatores que contribuem para este cenário.
Na Região Sul, o tempo permanece estável na maior parte do território, com predomínio do sol entre nuvens. A probabilidade de chuva se restringe ao litoral do Paraná, de Santa Catarina e ao nordeste gaúcho, em razão da influência marítima. As temperaturas seguem elevadas na maior parte da região, com exceção do leste catarinense e paranaense, onde os termômetros marcam temperaturas mais amenas.
No Sudeste, a formação de uma área de baixa pressão na costa, na altura do Rio de Janeiro e de São Paulo, deve manter a instabilidade no litoral paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de Minas Gerais e na Zona da Mata mineira, com risco de chuva forte e temporais. No norte e interior de São Paulo, além de áreas do sul, Triângulo Mineiro e grande parte de Minas Gerais, a ocorrência de instabilidades persiste, com possibilidade de chuvas mais intensas em alguns momentos do dia. As temperaturas tendem a ser mais amenas na maior parte da metade leste paulista, sul de Minas e áreas do Rio de Janeiro.
Na Região Centro-Oeste, as instabilidades se manifestam desde as primeiras horas do dia no sul, leste, oeste e áreas do interior de Mato Grosso, e também na região central de Goiás. Ao longo da manhã, as pancadas de chuva se espalham pelos estados, ganhando intensidade durante a tarde. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem se concentrar no extremo norte, de forma fraca e isolada, com tempo mais aberto no restante do estado.
No Nordeste, áreas de instabilidade persistem no oeste e sul da Bahia, com chuva de intensidade moderada a forte e risco de temporais em algumas localidades. Entre Sergipe e Pernambuco, a previsão é de chuva mais fraca e isolada no litoral, assim como na faixa litorânea entre o Maranhão e o Ceará. No sul desses dois estados, também há chance de chuva fraca. No restante da região, o tempo permanece mais aberto, com temperaturas elevadas.
Na Região Norte, as chuvas tendem a diminuir em Roraima. No Amazonas, Rondônia e Acre, as pancadas de chuva ocorrem desde o início do dia, intensificando-se durante a tarde. No centro-sul do Pará e no Tocantins, as pancadas de chuva continuam, com intensidade moderada a forte. Na metade norte do Pará e em grande parte do Amapá, o tempo deve permanecer firme.

