Cinemateca de curitiba exibe mostras gratuitas celebrando redford, spike lee e mais

Compartilhe

A Cinemateca de Curitiba preparou uma programação especial para o mês de novembro, oferecendo quatro mostras de cinema com entrada gratuita para o público. A iniciativa celebra tanto a história da instituição, uma das mais antigas do país que completou 50 anos em 2025, quanto a diversidade da produção cinematográfica mundial.

A primeira mostra presta homenagem ao renomado ator e diretor Robert Redford, falecido em setembro aos 89 anos. Iniciada nesta quinta-feira e estendendo-se até domingo, a retrospectiva apresenta um de seus filmes marcantes: “Todos os Homens do Presidente”.

Na sequência, entre os dias 13 e 16 de novembro, a cultura japonesa ganha destaque com uma seleção de filmes contemporâneos, juntamente com a exibição de um clássico: “Era Uma Vez em Tóquio”, do aclamado diretor Yasujiro Ozu, lançado originalmente em 1953.

Publicidade

Em alusão ao mês da Consciência Negra, a Cinemateca dedica o período de 19 a 23 de novembro ao cinema de Spike Lee, exibindo cinco obras notáveis do diretor. Entre os títulos selecionados estão “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”, filmes que marcaram a história do cinema e abordam questões sociais relevantes.

Para encerrar o mês, a programação volta-se para a produção cinematográfica da Tchecoslováquia da década de 1960, um período anterior à divisão do país em República Tcheca e Eslováquia, no início dos anos 90. A mostra traz cinco filmes que refletem o olhar vanguardista da antiga nação europeia, apresentando obras como “Trens Estreitamente Vigiados”, de Jiří Menzel, longa-metragem que conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1968. Os filmes retratam o período anterior à Primavera de Praga.

Para informações detalhadas sobre a programação completa, o público pode acessar o site fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Compartilhe