Como é feito o cálculo do Imposto de Renda?

O cálculo do Imposto de Renda é realizado com base na base de cálculo, que é o total dos rendimentos recebidos pelo contribuinte ao longo do ano. Para isso, são considerados os vencimentos, que incluem salários, benefícios, aluguéis, entre outros, e são subtraídas as deduções legais permitidas por lei. Entre essas deduções, estão a Contribuição Previdenciária e outras, como despesas médicas, educação, dependentes, pensão alimentícia, entre outras.

Após calcular a base de cálculo do Imposto de Renda, são aplicadas as alíquotas correspondentes, que variam de acordo com a faixa de renda em que o contribuinte se encontra. Essas alíquotas são determinadas pela tabela progressiva do Imposto de Renda, que define as porcentagens a serem aplicadas sobre a base de cálculo.

Por fim, após aplicar as alíquotas sobre a base de cálculo, o contribuinte obtém o valor do Imposto de Renda devido. Esse valor pode ser ajustado considerando eventuais reduções ou isenções fiscais a que o contribuinte tem direito, como por exemplo, o valor devido em função das deduções legais.

(Resposta: O cálculo do Imposto de Renda é feito com base nos rendimentos totais do contribuinte, subtraindo-se as deduções legais permitidas, e aplicando-se as alíquotas correspondentes à faixa de renda em que se encontra.)