Como emitir o boleto do MEI?

Para emitir o boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) do Microempreendedor Individual (MEI), é um processo simples e pode ser realizado seguindo alguns passos específicos.

Primeiro, é necessário acessar o Portal do Empreendedor no site do Governo Federal. Uma vez no site, navegue até o menu principal e selecione a opção “MEI – Microempreendedor Individual”. Dentro dessa seção, procure pela opção “Pagamento de Contribuição Mensal” ou “DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional”.

Ao selecionar essa opção, será solicitado que você insira o número do CNPJ do MEI. Feito isso, será necessário selecionar o período de apuração desejado para o pagamento.

O sistema então irá gerar o DAS com o valor a ser pago, incluindo as contribuições previdenciárias, ICMS (caso seja contribuinte) e/ou ISS (caso seja contribuinte), dependendo das atividades realizadas pelo MEI.

Com o DAS gerado, você tem duas opções para realizar o pagamento: imprimir o documento e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou casas lotéricas, ou pagar diretamente pela internet, utilizando o código de barras disponível.

É importante ressaltar que o pagamento do DAS é crucial para manter a regularidade do MEI e garantir o acesso aos benefícios previdenciários.

Para facilitar o controle de contas a pagar e receber, você também pode considerar o uso do sistema de pagamento do Asaas. Além de oferecer diversos tipos de cobranças, esse sistema oferece automação na emissão de nota fiscal e envio de lembretes de pagamentos.

(Resposta: Siga os passos fornecidos no Portal do Empreendedor, inserindo o CNPJ do MEI e selecionando o período de apuração desejado para gerar o DAS. Após isso, você poderá imprimir o boleto ou pagá-lo diretamente pela internet.)