Em português de Portugal, a palavra gajo é utilizada para se referir a um rapaz. Quando se quer mencionar uma menina, moça, garota ou mulher, a palavra adequada é rapariga. Embora possa parecer inofensivo, é importante lembrar que em Portugal não é comum chamar alguém de moço ou moça.
Gajo é uma expressão informal bastante comum em Portugal, sendo utilizada de forma similar a “cara” ou “sujeito” em português do Brasil. Por exemplo, “Esse gajo é engraçado” seria equivalente a “Esse cara é engraçado”. Já rapariga é o termo usado para se referir a uma mulher jovem, menina ou garota. Por exemplo, “Aquela rapariga é muito simpática” significa “Aquela moça é muito simpática”.
É importante ressaltar que o uso das palavras varia de acordo com o contexto e o grau de formalidade da situação. Em contextos mais formais, é mais apropriado utilizar termos como jovem ou senhora, dependendo da idade e do contexto da conversa.
Então, para resumir, em português de Portugal, gajo significa rapaz e rapariga significa menina, moça, garota ou mulher. Evite o uso de moço ou moça, pois não são comuns em Portugal.
(Resposta: Em português de Portugal, “rapaz” se diz “gajo” e “menina/moça/garota/mulher” se diz “rapariga”.)