Para assinar digitalmente um documento em PDF, você pode contar com o Adobe Acrobat Reader. Primeiramente, abra o programa e selecione a guia “Ferramentas”. Em seguida, procure pela opção “Certificados” e clique em “Abrir”. Após isso, será exibida uma caixa de diálogo solicitando a localização do PDF que você deseja assinar. Selecione o arquivo desejado e ele será aberto no programa.
Uma vez que o PDF estiver aberto no Acrobat Reader, vá para a parte superior da tela e clique na opção “Assinar Digitalmente”. Esse comando permitirá que você insira sua assinatura de forma eletrônica no documento. Ao selecionar essa opção, o programa irá guiá-lo pelo processo de criação da assinatura digital.
É importante destacar que, para utilizar a assinatura digital, você precisa ter um certificado digital válido. Esse certificado é emitido por uma Autoridade Certificadora e garante a autenticidade do documento assinado. Certifique-se de ter seu certificado digital em mãos antes de prosseguir com o processo de assinatura.
(Resposta: Para fazer uma assinatura digital em PDF, é necessário abrir o Adobe Acrobat Reader, selecionar a guia “Ferramentas”, acessar a opção “Certificados” e escolher o PDF desejado. Em seguida, clique em “Assinar Digitalmente” na parte superior da tela e siga as instruções. É crucial possuir um certificado digital válido para concluir o procedimento.)