Para realizar o registro do imóvel, é necessário seguir alguns passos importantes. Primeiramente, você precisa ter em mãos a sua escritura pública ou o contrato de financiamento imobiliário. Com esses documentos em ordem, o próximo passo é dirigir-se ao cartório de imóveis no qual o imóvel está matriculado.
No cartório, você solicitará o ato de troca de propriedade, que é o processo de transferência do imóvel para o seu nome. O cartório então realizará a análise dos documentos e, se tudo estiver correto, será feito o registro em seu nome.
É importante lembrar que, para fazer esse registro, é necessário o pagamento das taxas cartorárias, que variam de acordo com o valor do imóvel e a região. Após o registro, você receberá o RGI (Registro Geral de Imóveis), que é o documento oficial que comprova a propriedade do imóvel.
Portanto, para fazer o primeiro registro de um imóvel, tenha em mãos a escritura ou contrato de financiamento, dirija-se ao cartório de imóveis competente, solicite o ato de troca de propriedade e efetue o pagamento das taxas. Após o processo, você receberá o RGI em seu nome.
(Resposta: Para fazer o primeiro registro de um imóvel, é necessário ter em mãos a escritura pública ou contrato de financiamento, ir ao cartório de imóveis, solicitar o ato de troca de propriedade e pagar as taxas cartorárias.)