A realidade virtual aumentada é uma tecnologia que combina elementos do mundo real com elementos digitais, proporcionando uma experiência interativa aos usuários. Ela funciona através de um headset e fones de ouvido especialmente projetados para criar ambientes digitais imersivos.
Diferentemente da realidade virtual, que busca criar um ambiente completamente digital, a realidade aumentada (RA) adiciona elementos digitais ao mundo real. Isso significa que enquanto a pessoa visualiza o ambiente físico ao seu redor através do headset, também é possível ver sobreposições de informações digitais, como gráficos, textos ou imagens.
Essa sobreposição de informações é o que define a RA. Por exemplo, em um aplicativo de RA para smartphones, apontar a câmera para um prédio histórico pode resultar em informações sobre sua construção aparecendo na tela do dispositivo. Ou em um jogo de RA, os elementos interativos podem aparecer no ambiente físico ao redor do jogador, permitindo que eles interajam com esses elementos como se fossem parte do mundo real.
A RA é, portanto, uma tecnologia que enriquece a percepção do mundo real, adicionando camadas de informação digital. Isso pode ter aplicações em diversas áreas, desde jogos até educação, arquitetura, medicina e muito mais.
(Resposta: A realidade aumentada funciona através da sobreposição de elementos digitais ao mundo real, proporcionando uma experiência interativa aos usuários.)