Depois de tentar as principais práticas de negociação, você ainda pode se deparar com a recusa do cliente em quitar as dívidas. Nessa situação, você pode considerar o protesto de boleto bancário. Para isso, é necessário seguir alguns passos.
Primeiramente, é fundamental separar os documentos necessários. As principais informações que você precisa para gerar o protesto são os nomes completos, endereços e telefones dos envolvidos na ação, bem como a nota promissória ou contratos e o valor devido. Esses documentos são essenciais para que o processo possa ser formalizado corretamente.
Em seguida, você deve procurar um cartório ou site especializado. O protesto ou contestação de dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos. Alternativamente, você pode acessar o site do Instituto de Protesto do Brasil (IEPTB), que oferece uma plataforma online para realizar o procedimento.
Após a formalização do processo, é hora de finalizar o protesto. O devedor tem um prazo de até 3 dias úteis para efetuar o pagamento da dívida. Caso o pagamento não seja realizado nesse período, o nome do devedor será incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Como funciona o protesto de boleto? Após tentar todas as práticas de negociação, se ainda houver recusa do cliente em pagar, você deve separar os documentos necessários, procurar um cartório ou o site especializado, e formalizar o protesto. O devedor tem 3 dias úteis para pagar a dívida antes de ter o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito.
(Resposta: Para protestar um boleto bancário, é preciso separar os documentos necessários, procurar um cartório ou site especializado e formalizar o processo, após o qual o devedor tem até 3 dias úteis para pagar a dívida antes de ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito).