Como Libâneo define o processo de ensino?

O processo de ensino, segundo Libâneo (2013), é definido como a atividade que visa garantir a transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar, promovendo assim o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Nessa perspectiva, o ensino tem como função principal a garantia de que o conhecimento seja transmitido de forma eficaz, permitindo que os estudantes não apenas recebam as informações, mas também as internalizem e as utilizem de maneira significativa em seu processo de aprendizagem.

Para Libâneo (2013), a atividade de ensinar vai além da mera transmissão de conhecimento. Ela implica em criar condições para que os alunos compreendam e elaborem os conteúdos, relacionando-os com suas experiências e conhecimentos prévios. Dessa forma, o processo de ensino deve ser dinâmico, interativo e contextualizado, estimulando a participação ativa dos estudantes e favorecendo a construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva.

Portanto, ao considerar a perspectiva de Libâneo (2013), o processo de ensino é entendido como uma atividade complexa e significativa, que visa não apenas transmitir conteúdos, mas também promover o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos. Nesse sentido, a função principal do ensino é assegurar que o conhecimento seja apropriado e utilizado pelos estudantes de forma crítica e reflexiva, contribuindo assim para a formação de indivíduos autônomos e capazes de pensar e agir de maneira consciente e responsável.

(Resposta: Para Libâneo, o processo de ensino é definido como a atividade que visa garantir a transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar, promovendo o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos.)