Para compreender o argumento de um texto, é crucial ter em mente que ele se relaciona intimamente com o ponto de vista defendido pelo autor. A argumentação deve ser apresentada de forma linear, lógica e estratégica, evitando assim confusões interpretativas por parte do leitor.
Identificar o argumento de um texto pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente em materiais complexos ou que apresentem múltiplos pontos de vista. No entanto, algumas dicas podem ajudar nesse processo. Primeiramente, é importante analisar o objetivo do autor ao escrever o texto. Isso pode ser encontrado na introdução, onde geralmente o autor apresenta a tese principal ou ideia central que será defendida ao longo do texto.
Além disso, os argumentos podem ser identificados nas frases que sustentam a tese. Essas frases funcionam como suporte para a ideia central do texto, oferecendo evidências, exemplos e raciocínios que justificam o ponto de vista do autor. Ao identificar essas frases, o leitor consegue mapear o caminho argumentativo do texto e compreender melhor a perspectiva apresentada.
Outra estratégia útil é prestar atenção às palavras-chave que indicam opinião ou posicionamento. Termos como “portanto”, “logo”, “por conseguinte”, “assim”, entre outros, geralmente indicam a conclusão de um raciocínio e sinalizam que um argumento está sendo apresentado. Da mesma forma, conectores como “porque”, “uma vez que”, “já que” indicam que uma justificativa está sendo fornecida, o que também é parte do processo argumentativo.
Em resumo, para identificar o argumento de um texto, é essencial analisar a tese apresentada na introdução, identificar as frases de suporte que sustentam essa tese, prestar atenção às palavras-chave e conectores argumentativos, e considerar o contexto geral do texto. Ao fazer isso, o leitor estará apto a compreender não apenas o ponto de vista do autor, mas também os argumentos que o fundamentam.
(Resposta: Para identificar o argumento de um texto, é essencial analisar a tese apresentada na introdução, as frases de suporte que sustentam essa tese, prestar atenção às palavras-chave e conectores argumentativos, e considerar o contexto geral do texto.)