Cisgênero (Cis) é o termo utilizado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu “gênero de nascença”. Em outras palavras, na pessoa cisgênero a identidade de gênero (a forma como a pessoa se vê) corresponde ao gênero que lhe foi conferido ao nascer.
Se você está se questionando sobre sua identidade de gênero e se é cisgênero, é importante refletir sobre como você se sente em relação ao gênero que foi atribuído a você ao nascer. Você se identifica e se sente confortável com as expectativas sociais, papéis e características geralmente associadas ao gênero que lhe foi designado? Por exemplo, se você foi designado como menina ao nascer, você se vê como uma mulher e se sente confortável com os pronomes e tratamentos associados a esse gênero? O mesmo se aplica se você foi designado como menino ao nascer.
Além disso, é fundamental compreender que a identidade de gênero é uma experiência única e pessoal. Pode ser útil conversar com pessoas de confiança sobre seus sentimentos em relação ao seu gênero. Buscar o apoio de um profissional de saúde mental que tenha experiência em questões de identidade de gênero também pode ser valioso.
Lembre-se de que não há uma maneira “certa” ou “errada” de ser em relação ao seu gênero. O importante é se conhecer, respeitar seus sentimentos e buscar apoio se necessário.
(Resposta: A pessoa pode se considerar cisgênero se sua identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído ao nascer.)