Para separar a água do álcool, é necessário utilizar um método específico de separação de misturas. A técnica mais comum para separar líquidos miscíveis, como água e álcool, é a destilação fracionada, seguida de uma filtração.
A destilação fracionada é um processo utilizado para separar líquidos com diferentes pontos de ebulição. Neste caso, como o álcool e a água têm pontos de ebulição diferentes (78,3°C para o etanol e 100°C para a água), é possível separá-los através deste método.
O processo de destilação fracionada envolve aquecer a mistura de álcool e água em um alambique, fazendo com que o álcool (com menor ponto de ebulição) evapore primeiro. O vapor resultante é então conduzido através de um tubo para um condensador, onde é resfriado e volta ao estado líquido, formando o álcool novamente. Esse líquido resultante é coletado como álcool puro.
Porém, a água também evaporará durante esse processo, mas de forma mais lenta devido ao seu ponto de ebulição mais alto. Assim, ao final do processo, restará na solução uma maior proporção de água, enquanto o álcool será coletado como um líquido mais concentrado.
Após a destilação, é possível realizar uma filtração para remover quaisquer impurezas que possam ter sido arrastadas durante o processo. A filtração é um método de separação utilizado para separar sólidos de líquidos, passando a mistura por um filtro que retém as partículas sólidas, deixando o líquido fluir através dele.
Portanto, para separar a água do álcool, o processo a ser seguido é a destilação fracionada, seguida de uma filtração para garantir a pureza do líquido resultante.
(Resposta: Para separar a água do álcool, é necessário realizar a destilação fracionada seguida de filtração para garantir a pureza do líquido resultante.)