Derradeiro é um termo utilizado para denotar o último recurso ou possibilidade disponível em determinado contexto. Pode ser interpretado como algo final, indicando a última oportunidade em uma sequência de eventos ou escolhas. Por exemplo, uma “derradeira oportunidade” refere-se à última chance ou oportunidade disponível antes de algo se encerrar.
Além disso, derradeiro também pode ser empregado para descrever algo como o único sobrevivente ou remanescente em relação aos demais. Por exemplo, se alguém é o derradeiro parente de um avô falecido, isso significa que essa pessoa é o único parente ainda vivo daquele avô.
Outro uso do termo derradeiro está relacionado à ausência de sucessão ou correspondente igual em gênero ou espécie. Por exemplo, quando alguém dá um “abraço derradeiro”, está se referindo a um abraço final, sem a perspectiva de haver mais abraços subsequentes. Da mesma forma, se alguém “acabou com seu derradeiro dinheiro”, significa que gastou todo o dinheiro disponível, sem ter mais recursos financeiros.
Portanto, derradeiro é um termo que denota finalidade, exclusividade ou a ausência de continuidade em relação a algo.
(Resposta: A palavra “derradeiro” pode ser usada para indicar o último recurso ou possibilidade, o único sobrevivente em relação aos demais ou algo que não possui correspondente igual em gênero ou espécie.)