Concurso polícia penal SP abre inscrições para 1.100 vagas

Compartilhe

A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP SP) lançou o edital para o concurso da Polícia Penal SP, oferecendo 1.100 vagas imediatas. As inscrições estão abertas até o dia 8 de dezembro, e devem ser realizadas através do site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame. A taxa de inscrição é de R$ 122,17.

A prova objetiva está prevista para o dia 8 de fevereiro de 2026. As oportunidades são para o cargo de Policial Penal, com exigência de nível superior em qualquer área, idade entre 18 e 35 anos até a data de encerramento das inscrições, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. O salário inicial é de R$ 4.695,60.

O concurso será composto por diversas etapas, incluindo prova objetiva, prova de condicionamento físico, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação. A prova objetiva terá duração de 3 horas e consistirá em 50 questões de múltipla escolha, abrangendo Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (15 questões) e Conhecimentos Gerais (15 questões). Para ser aprovado, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 50 pontos, em uma escala de 0 a 100.

Publicidade

A prova de condicionamento físico incluirá aferição de estatura (mínimo de 1,60m), barra fixa (flexão e extensão de cotovelos), resistência abdominal (execução máxima em 60 segundos), corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos. O desempenho em cada teste será convertido em pontos, sendo considerado apto o candidato que atingir a pontuação mínima exigida.

Além deste concurso para Policial Penal, a SAP SP confirmou a realização de outro concurso para os cargos de Médico e Oficial Operacional, com especialidade em motorista. A publicação do edital para esses cargos depende da escolha da banca organizadora e da avaliação do momento oportuno pelo órgão. Uma prévia do edital, divulgada anteriormente, indicava a previsão de 109 vagas, sendo 84 para médicos de diversas especialidades (Clínico Geral, Ginecologista e Psiquiatra) e 25 para Oficial Operacional (motorista).

A carreira de Policial Penal envolve atividades em plantões ou expediente administrativo, estando sujeita a condições precárias de segurança, horários irregulares e risco de se tornar vítima de crimes no exercício da função. Dentre as atribuições do cargo, destacam-se a execução da pena, a preservação da ordem e da segurança nos estabelecimentos penais, o transporte, a escolta e a custódia de pessoas privadas de liberdade, além da fiscalização do cumprimento de penas e medidas de segurança.

Compartilhe