Copa cerveja brasil premia rótulos com ingredientes nacionais

Compartilhe

A Frutopia, uma colaboração entre a Yellow Bird Brewery de Pinhais e a Hespanha Brewery de Paranaguá, foi a grande vencedora da quinta edição da Copa Cerveja Brasil, levando o ouro na categoria Best of Show Abracerva. A competição, organizada pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), avaliou um total de 823 rótulos provenientes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A cerveja campeã, enquadrada na categoria Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, tem como base o estilo brasileiro Catharina Sour e incorpora polpas de amora e morango, juntamente com sucos de tangerina e limão. Durante o processo de maturação, são adicionadas lascas de Amburana, uma madeira tipicamente brasileira, que proporciona características singulares ao seu sabor.

O pódio da competição também reconheceu outras cervejarias. A medalha de prata foi concedida à Pilsen com Café da Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT). Esta International-Style Pilsner utiliza café da variedade Catuaí Vermelho, processado pelo método honey process. O bronze ficou com a Kaptain Lisa da cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), uma cerveja forte e escura com 9% de teor alcoólico, pertencente ao estilo Adambier, de origem alemã.

Segundo o presidente da Abracerva, o resultado da Copa Cerveja Brasil evidencia a importância dos ingredientes nacionais na produção cervejeira. Ele ressaltou que, em todas as regiões participantes, pelo menos um dos principais rótulos premiados incorporou frutas, madeiras ou outros elementos da cultura gastronômica brasileira.

Publicidade

O concurso teve início em maio e foi dividido em cinco etapas regionais, realizadas em Salvador (Nordeste), Brasília (Centro-Oeste), São Paulo (Sudeste), Belém (Norte) e Porto Alegre (Sul). Um júri composto por 100 especialistas avaliou os rótulos inscritos.

Após as etapas regionais, os 277 rótulos medalhados competiram na etapa final. Um novo júri, formado por profissionais do setor cervejeiro, avaliou a etapa nacional e definiu os medalhistas de ouro, prata e bronze em 18 categorias.

A cervejaria Ashby, de Amparo, também se destacou ao conquistar a medalha de bronze com sua Ashby Porter na categoria British/Irish Dark or Strong Ales. O estilo Porter tem raízes no século 18 e a Ashby Porter mantém fidelidade à tradição inglesa, apresentando aromas complexos com notas de chocolate, creme e café, além de toques de biscoito e caramelo provenientes dos maltes tostados.

Publicidade

Fundada em 1993, a Ashby tem sido premiada em diversas competições. A Ashby Porter já havia conquistado medalhas na Copa Guarani de Cervejas em 2023, na Copa Sul Americana de Cerveja 2024 e no European Beer Challenge 2024.

A Copa Cerveja Brasil integra o Conexão Cerveja Brasil, um roadshow que percorre o país com ações de capacitação e integração do setor cervejeiro. As cervejas que conquistaram medalhas de ouro na etapa nacional representarão o Brasil no concurso World Beer Cup, nos Estados Unidos.

Compartilhe