Cultura e sustentabilidade dão o tom inicial da cop 30 em belém
Belém, Pará, sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que se iniciou nesta segunda-feira com uma agenda extensa de debates ambientais e uma rica programação cultural focada em história, arte e sustentabilidade.
Um dos pontos altos da programação é o espaço Freezone Cultural Action, situado na Praça da Bandeira, que até o dia 21 de novembro, oferecerá uma variedade de atrações. O público poderá desfrutar de shows, exibições de filmes, gastronomia, exposições, apresentações culturais, painéis de discussão e experiências imersivas, todos abordando temas cruciais como justiça climática, bioeconomia e o papel fundamental dos jovens.
A programação de abertura contou com o espetáculo CronoEcoLógico, a apresentação do Grupo Folclórico Frutos do Pará e shows de diversos artistas locais, incluindo Gabriel Pompeu e Nega Lora. As atividades diárias no Freezone Cultural Action começam às oito da manhã e se estendem até a meia-noite.
O histórico Theatro da Paz também se junta às celebrações, apresentando o espetáculo I-Juca Pirama, que encerra a 24ª edição do Festival de Ópera do teatro, até a quarta-feira. Entre os dias 13 e 21 de novembro, o Theatro da Paz receberá shows beneficentes com artistas renomados como Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Toquinho, Lenine e o músico Leo Gandelman, acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. A renda obtida com os shows será destinada a entidades ambientais como os institutos SOS Pantanal e SOS Amazônia.
O site oficial do evento, cop30.br, oferece informações detalhadas sobre os locais e espaços históricos que sediarão os shows, exposições, instalações, passeios e outras atrações. Basta acessar a aba “Programação Cultural COP 30” para obter o guia completo das atividades culturais que complementam a pauta ambiental da conferência.

