Dia de finados sob alerta: chuvas intensas em 14 estados brasileiros

Compartilhe

O domingo será marcado por instabilidade climática em grande parte do território nacional, com previsão de chuvas intensas e riscos de tempestades isoladas, colocando 14 estados em alerta. A passagem de uma frente fria trouxe a umidade necessária para o tempo fechado em diversas localidades, e a elevação gradual das temperaturas contribui para a formação de nuvens carregadas.

Os estados sob alerta de chuvas intensas e temporais são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Tocantins.

Na região Sudeste, com exceção do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais enfrentarão um domingo de tempo instável, com previsão de chuvas intensas e risco de tempestades, exigindo atenção redobrada. A manhã será de tempo fechado em toda a região, com chuvas fracas a moderadas em grande parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. No extremo sul paulista, próximo à divisa com o Paraná, há risco de chuvas fortes e alagamentos em áreas urbanas.

Publicidade

À tarde, as chuvas se espalharão pelo interior de Minas Gerais e atingirão áreas do Rio de Janeiro. São esperadas pancadas fortes e intensas em diversas localidades, colocando em alerta grandes cidades e capitais como São Paulo, Campinas, Uberlândia, Belo Horizonte e Volta Redonda. As chuvas intensas podem causar transtornos, com risco de descargas elétricas e rajadas de vento, que podem levar à queda de galhos, alagamentos, transbordamento de córregos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Na região Sul, a madrugada e a manhã serão de tempo instável. No Rio Grande do Sul, o tempo estará parcialmente nublado com chuva isolada. Em Santa Catarina, o céu estará encoberto com chuva leve no nordeste do estado. No Paraná, uma grande área de instabilidade provocará chuvas intensas, com riscos de prejuízos em diversas cidades como Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina. As chuvas virão acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes. À tarde, o tempo instável e a chuva aumentarão sua área de atuação, atingindo a Serra Gaúcha e Catarinense. No interior dos estados, chuva leve e pontos isolados com intensidade moderada. No Paraná, a previsão indica precipitação sobre o norte do estado, que permanece em alerta devido à forte intensidade das chuvas.

Na região Centro-Oeste, as chuvas concentradas estarão sobre Mato Grosso do Sul e Goiás na manhã de domingo. O amanhecer com tempo fechado marca os dois estados, diferentemente do que está previsto para partes do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, onde o sol aparecerá durante a manhã. À tarde, as chuvas se espalham pelos estados. Áreas próximas da capital do Mato Grosso e do oeste do Mato Grosso do Sul têm previsão de chuvas intensas e riscos elevados para o registro de tempestades com potencial para transtornos.

Nos estados da região Norte, a previsão indica chuvas moderadas e fortes sobre Rondônia, Acre, oeste do Amazonas, leste do Pará e interior do Tocantins. Nesses locais, a precipitação virá acompanhada de trovoadas, como já vem sendo registrado nos últimos dias.

Publicidade

Fonte: www.tempo.com

Compartilhe