Sim, é possível que o mosquito Aedes aegypti já nasça com o vírus da dengue. Estudos científicos indicam que quando uma fêmea é infectada pelo vírus, ela pode transmiti-lo para toda a sua prole ao longo de sua vida reprodutiva. Isso significa que, após uma única inseminação com o vírus, a fêmea pode transmiti-lo aos seus ovos, resultando em descendentes que já nascem portadores do vírus.
Essa característica biológica do mosquito Aedes aegypti é preocupante, pois contribui para a rápida propagação da dengue. Como as fêmeas infectadas podem transferir o vírus para sua prole, aumenta-se significativamente o número de mosquitos portadores do vírus, ampliando o risco de transmissão da doença para os seres humanos.
Portanto, mesmo que o mosquito Aedes aegypti não nasça infectado com o vírus da dengue, ele pode adquiri-lo ao se alimentar do sangue de uma pessoa infectada e, posteriormente, transmiti-lo para sua prole. Essa capacidade de transmissão vertical do vírus contribui para a manutenção e disseminação da doença em áreas onde o mosquito está presente.
(Resposta: Sim, é possível que o mosquito Aedes aegypti já nasça com o vírus da dengue, pois as fêmeas infectadas podem transmiti-lo para toda a sua prole ao longo de sua vida reprodutiva, aumentando o risco de propagação da doença.)