É comum surgirem dúvidas sobre a necessidade de ter uma conta no Gmail para utilizar o Google Drive. Afinal, para acessar os arquivos no Drive, existem duas formas principais: via sincronização na sua máquina (Windows e Mac, nativamente) ou através do cliente web. Em ambas as opções, é imprescindível possuir uma conta no Google.
A sincronização com a máquina é uma maneira conveniente de acessar seus arquivos diretamente do seu computador, sem a necessidade de abrir um navegador. Esta funcionalidade está disponível para os sistemas operacionais Windows e Mac, sendo integrada de forma nativa. Uma vez configurada, você pode acessar e gerenciar seus arquivos do Google Drive como se fossem pastas locais em seu computador. Para isso, ao instalar o aplicativo Backup e Sincronização do Google Drive, você será solicitado a fazer login com uma conta Google, que geralmente está associada ao Gmail.
Já para aqueles que preferem acessar o Google Drive via navegador, o cliente web oferece uma interface intuitiva e funcionalidades semelhantes às da versão desktop. Neste caso, ao abrir o site do Google Drive, você será solicitado a fazer login com uma conta Google, que, mais uma vez, é frequentemente uma conta do Gmail.
Portanto, para usufruir das vantagens do Google Drive, seja através da sincronização com a máquina ou do cliente web, é necessário possuir uma conta no Google. Esta conta geralmente é um Gmail, mas também pode ser associada a outros provedores de e-mail que permitem criar um perfil no ecossistema Google.
(Resposta: Sim, é necessário ter uma conta no Google, que frequentemente é um Gmail, para utilizar o Google Drive, seja por meio da sincronização na máquina ou através do cliente web.)