Enem 2025: aproximadamente 70% dos inscritos compareceram aos dois dias de prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 registrou a presença de cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados nos dois domingos de aplicação, nos dias 9 e 16 de novembro. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda conforme o Inep, a abstenção no primeiro dia do Enem 2025, no domingo, 9 de novembro, foi de 27%.
O ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa, destacou que a taxa de comparecimento se manteve semelhante à de anos anteriores. O balanço apresentado é preliminar, e os dados finais serão divulgados em janeiro de 2026, juntamente com os resultados do exame.
O gabarito oficial do segundo dia de provas do Enem será divulgado na próxima quinta-feira, dia 20.
A partir de 2026, o governo utilizará o Enem para avaliar o ensino médio, motivado pela desmotivação dos estudantes em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Segundo o ministro, essa mudança trará um resultado mais eficiente e fidedigno sobre o desempenho dos alunos.
O Inep já conduziu os estudos necessários para implementar essa nova forma de avaliação.
O Ministério da Educação (MEC) solicitou ao Inep um estudo sobre a aplicação do Enem de 2026 em língua portuguesa nas capitais de Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai) para candidatos brasileiros e estrangeiros, com aplicação das provas em modelo digital. A conclusão dos estudos está prevista para o fim de março de 2026.
Durante o segundo dia de provas, aproximadamente 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamentos considerados inadequados. A aplicação do exame em todo o país transcorreu sem grandes problemas, segundo o ministro, com exceção de incidentes como falta de energia no Rio Grande do Sul e ocorrências no Ceará.
Em decorrência de um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, os inscritos que fariam o segundo dia de prova no Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, terão as provas reaplicadas em 17 de dezembro.
No segundo dia, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza, com a aplicação da metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto.
O exame foi aplicado em todas as unidades da federação, em cerca de 165 mil salas de prova equipadas com detector de metais, distribuídas em 1.805 municípios. Mais de 585 mil colaboradores trabalharam na aplicação do Enem.
O Enem 2025 voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos que atendam aos requisitos de pontuação mínima. Quase 100 mil pessoas se inscreveram com essa finalidade.
Os participantes que perderam um ou dois dias de provas devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação do Enem entre os dias 17 e 21 de novembro, através da Página do Participante no site do Inep. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) alterou o calendário do Enem 2025 nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os candidatos farão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso a universidades públicas, bolsas de estudo em universidades privadas, crédito estudantil, ingresso sem vestibular, estudo em Portugal, autoavaliação e certificação de conclusão do ensino médio.
Estudantes do programa Pé-de-Meia que participarem dos dois dias de prova do Enem podem receber um incentivo adicional de R$ 200.





