Enem 2025: candidatos concluem segundo dia de provas neste domingo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 chegou ao seu segundo e decisivo dia de aplicação neste domingo. O ministro da Educação, Camilo Santana, marcou presença na Universidade de Brasília (UnB) para acompanhar a chegada dos candidatos e desejar-lhes boa sorte.
“Eu vim aqui hoje pela manhã, assim que os portões abriram, para dar boa sorte aos nossos alunos que vão fazer a segunda prova do Enem, lembrando que hoje é matemática, física, química e biologia”, declarou o ministro.
Em todo o país, os portões de mais de 11,7 mil locais de prova foram fechados pontualmente às 13h30, horário de Brasília, em mais de 1,8 mil municípios. Os participantes enfrentaram 90 questões, divididas igualmente entre Ciências da Natureza (biologia, química e física) e Matemática.
O tempo total de prova foi de cinco horas para a maioria dos candidatos. A saída foi permitida a partir das 15h30, sem a possibilidade de levar o caderno de provas. Aqueles que desejavam levar o caderno de questões puderam deixar o local somente a partir das 18h, 30 minutos antes do encerramento oficial. O término da aplicação estava marcado para as 18h30.
Participantes que tiveram direito a tempo adicional concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dispuseram de 60 minutos extras. Candidatos que solicitaram e obtiveram aprovação para o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tiveram um acréscimo de 120 minutos.
No primeiro dia do Enem 2025, a abstenção foi de 27%, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep. Na ocasião, os candidatos responderam a 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de elaborarem uma redação com texto dissertativo-argumentativo. Dos mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, 3,5 milhões compareceram ao primeiro dia de provas.
Candidatos que perderam um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação do exame. Os pedidos de reaplicação serão analisados individualmente pelo Inep. As solicitações serão aceitas até o dia 21 e, caso aprovadas, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.





