Enem 2025: candidatos enfrentam matemática e ciências neste domingo

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 está sendo aplicada neste domingo, a partir das 13h30 (horário de Brasília), em 1.805 municípios distribuídos por todo o país. Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília, conforme o edital do exame.
No último domingo, na primeira etapa, dos mais de 4,81 milhões de inscritos, 3,5 milhões compareceram para realizar as provas. Aqueles que faltaram no primeiro dia podem participar desta segunda fase.
Excepcionalmente, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), os inscritos nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizarão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Neste segundo dia, os candidatos responderão a 45 questões de múltipla escolha de matemática e 45 questões de ciências da natureza, que abrangem química, física e biologia.
Participantes que enfrentaram problemas logísticos, como desastres naturais, ou que foram acometidos por doenças infecciosas especificadas no edital, terão a oportunidade de realizar a reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro. O período para solicitar a reaplicação será de 17 a 21 de novembro, através da Página do Participante.
Todos os horários relacionados ao Enem seguem o horário oficial de Brasília. Candidatos que residem em estados com fusos horários distintos devem realizar a conversão para se adequar ao horário oficial. A duração total do exame neste domingo é de cinco horas, com término previsto para as 18h30. O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas, sendo permitida a saída sem a prova a partir das 15h30. Candidatos com tempo adicional aprovado terão uma hora extra, finalizando às 19h30. Aqueles que utilizarem o recurso de videoprova em Libras poderão concluir o exame até as 20h30. O Inep reforça que não haverá prorrogação do tempo para a realização das provas ou para o preenchimento do cartão-resposta e da folha de redação.
É fundamental que os participantes estejam atentos aos objetos permitidos e proibidos dentro da sala de provas. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. A única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. A apresentação de um documento de identificação oficial com foto é obrigatória, podendo ser nos formatos físico ou digital.
Para comprovar a presença no Enem 2025, os participantes devem acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante, utilizando o login único e senha do portal Gov.Br. A declaração deve ser impressa e entregue ao aplicador na porta da sala do exame.
Nesta edição, como novidade, os alunos concluintes de escola pública tiveram a inscrição pré-preenchida no sistema, com o objetivo de simplificar o processo e incentivar a participação. Dos 1,9 milhão de concluintes do ensino médio da rede pública, 1,34 milhão confirmaram a inscrição no exame. Os resultados do Enem voltaram a certificar a conclusão do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que indicaram essa modalidade no momento da inscrição e que atingiram a pontuação mínima exigida. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 aceitará notas das edições de 2025, 2024 e 2023 para ingresso no ensino superior público.
As notas do Enem podem ser utilizadas para acesso a universidades públicas, bolsas de estudo em universidades privadas, crédito estudantil, ingresso sem vestibular em faculdades, estudos em Portugal, autoavaliação por treineiros e certificação de conclusão do ensino médio.




