Enem 2025: gabaritos e cadernos de provas do segundo dia já estão disponíveis
Os gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, referentes ao segundo dia de provas (domingo, 16 de novembro), foram liberados. O material está acessível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na seção de provas e gabaritos.
A publicação está organizada de acordo com o dia da aplicação regular do exame, as cores dos cadernos de prova (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e os diferentes tipos de cadernos.
A divulgação dos gabaritos ocorreu um dia antes do prazo inicialmente previsto pelo ministro da Educação. A antecipação ocorreu após a identificação de relatos de vazamento de questões similares às que foram aplicadas no Enem 2025. Diante disso, o Inep decidiu anular três questões da prova do domingo.
Segundo o ministro da Educação, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem divulgou questões desse processo em uma transmissão ao vivo na internet, dias antes da prova. A Polícia Federal foi acionada para investigar o possível vazamento e apurar a confidencialidade do caso.
O ministro garantiu que as demais 87 questões do segundo dia de provas do Enem 2025 permanecem válidas, assim como a redação.
No segundo dia de aplicação, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e 45 de matemática e suas tecnologias.
Os cadernos de provas do segundo dia do Enem também estão disponíveis em formato adaptado para leitores de tela, destinados a pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão). O Inep explica que, por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), o conteúdo do material é transformado em fala, permitindo a acessibilidade a deficientes visuais. Os gabaritos e cadernos de questões também podem ser acessados com o suporte do programa Dosvox, que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.
O número de acertos nas provas não corresponde à nota final do candidato. O Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as proficiências dos participantes, considerando a coerência das respostas corretas e o grau de dificuldade de cada questão.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas em aproximadamente 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as unidades da federação. Estima-se que 70% dos inscritos confirmados participaram dos dois dias do exame em todo o país.
Os participantes que faltaram devido a doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos, e os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR) que tiveram a aplicação adiada devido a um tornado, podem solicitar a reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para a solicitação se encerra nesta sexta-feira (21).




