Ex-meta: lições de zuckerberg para um equilíbrio entre vida e trabalho

Compartilhe

Um ex-executivo da Meta revelou ter aprendido valiosas lições sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional com o próprio Mark Zuckerberg. Martin Ott, que liderou as operações do Norte e Centro da Europa no Facebook a partir de 2012, presenciou a transformação da empresa desde seus primeiros dias até se tornar uma gigante global.

Contrariando a crença comum de que o sucesso exige disponibilidade constante, Ott credita a Zuckerberg o ensinamento de focar no impacto máximo durante o horário de trabalho. “Existem apenas ‘x’ horas no dia”, afirma Ott, hoje CEO da Taxfix, um aplicativo de imposto de renda avaliado em mais de US$ 1 bilhão. Ele aconselha a priorizar tarefas que gerem real impacto e questionar a necessidade de participar de todas as reuniões.

A visão de Ott surge em contraste com a de outros líderes de tecnologia que defendem o trabalho ininterrupto. Lucy Guo, cofundadora da Scale AI, por exemplo, tem uma rotina que se estende das 5h30 à meia-noite, acreditando que pessoas que buscam equilíbrio estão na profissão errada. Da mesma forma, o CEO da Twilio, Khozema Shipchandler, reserva apenas duas horas semanais para descanso. Reid Hoffman, do LinkedIn, chegou a afirmar que o equilíbrio é impossível no mundo das startups, esperando que seus funcionários estejam sempre trabalhando, com exceção do jantar em família.

Publicidade

Para Ott, essa cultura de trabalho 24/7 é insustentável e leva ao esgotamento. Ele enfatiza a importância de “desligar”, tanto para líderes quanto para suas equipes, protegendo-os do burnout. “Trata-se de garantir que você não esteja ligado o tempo todo, mas sim atuando de forma deliberada”, explica.

Além de selecionar cuidadosamente as reuniões em que pode contribuir significativamente, Ott implementou práticas para proteger seus próprios limites e os de sua equipe. Sua rotina começa cedo, por volta das 5h30, com leitura e exercícios. Ele também busca manter contato com sua rede de apoio e medita para preservar a saúde mental.

Mesmo começando o dia mais cedo, Ott programa o envio de e-mails e mensagens para o início do expediente, evitando perturbar o tempo livre de sua equipe. “Eu começo a escrever mensagens no Slack e e-mails. Muitas vezes, eles só são enviados com uma função de agendamento às 8h ou 9h. Assim, eu não tiro as pessoas do tempo livre delas, que elas precisam para recarregar – porque é uma maratona”, relata.

Ott conclui que iniciar ou gerir uma empresa envolve altos e baixos constantes, com muita pressão. Por isso, ele defende uma abordagem de longo prazo, encarando o trabalho como uma maratona e não uma corrida de velocidade. “E isso também significa manter alta performance por um longo período. E isso não funciona em regime 24/7”, finaliza.

Publicidade
Compartilhe