Feira do livro de porto alegre agita centro histórico com a 71ª edição

Compartilhe

O coração de Porto Alegre pulsa mais forte a partir desta sexta-feira, com o início da 71ª edição da tradicional Feira do Livro. O evento transforma o Centro Histórico da capital gaúcha em um vibrante ponto de encontro para leitores, autores e editoras, celebrando a literatura em todas as suas formas.

Este ano, a feira tem como tema “Beba Dessa Fonte” e presta uma homenagem especial à renomada escritora Martha Medeiros, que comemora quatro décadas de uma carreira literária de sucesso. Medeiros foi escolhida como patrona desta edição, emprestando seu prestígio e talento ao evento.

Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, destaca a diversidade de atrações, com foco especial no público infantil. “Eu destaco as principais dentro da área infantil, bate-papo com autores, as crianças recebendo os autores, contação de história, apresentações teatrais, sempre, né, o livro como base. Então, para mim, esses são os principais destaques. Eles estão na área infantil. Fora também que eu gosto de falar também que é o ápice da Feira do Livro, é o encontro, né, do autor com o leitor nas sessões de autógrafos”, afirma Ledur.

Publicidade

A organização espera receber cerca de 1 milhão e meio de visitantes durante os dias de feira. Uma das novidades desta edição é o “Feiracast”, o podcast oficial do evento. Ledur explica que a iniciativa visa expandir o alcance da feira, compartilhando opiniões e transmitindo a atmosfera do evento para aqueles que não podem comparecer pessoalmente. “A ideia é trazer a opinião e trazer um pouquinho do que é a feira e a gente conseguir expandir isso, né, e mostrar para as pessoas do outro lado o que é a feira. Então é pegar a opinião de quem está participando da feira. Vai funcionar, a ideia inicial agora é funcionar com três episódios e depois a gente replicar esses episódios nas redes sociais da entidade. E dar esse gostinho para quem não consegue vir à feira conhecer um pouco da feira e o que as pessoas falam da feira”.

A programação da feira conta com a presença de mais de 300 escritores gaúchos e mais de 40 autores nacionais, incluindo nomes como Milton Hatoum, Natália Timerman, Nina Rizzi e Tatiana Nascimento. A edição também recebe autores internacionais de países como França, Filipinas, Uruguai, Argentina, Cuba, República Dominicana, Noruega e Egito, enriquecendo a diversidade cultural do evento. Ao todo, 17 autores internacionais participam desta edição.

Outro ponto alto da feira é o Ciclo Preto Sou, que oferece uma programação dedicada à valorização da cultura negra. “A cultura negra, na Feira do Livro, ela sempre foi muito valorizada e esse ano não vai ser diferente, a gente tem uma programação bem encorpada, com grandes nomes também da literatura negra. Na verdade, a gente tem que corrigir, né, e dá mais espaço à literatura negra, literatura indígena, corrigir essas injustiças que com o tempo e com a evolução humana aí a gente está conseguindo fazer”, conclui Ledur.

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece na Praça da Alfândega e tem a realização da Câmara Rio-Grandense do Livro, apresentação da Petrobras e apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Senado Federal e Sebrae.

Publicidade
Compartilhe