Fenômeno climático traz alerta de temporais para nove estados brasileiros

Compartilhe

Uma combinação de fatores climáticos está elevando o risco de temporais em diversas regiões do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é o principal influenciador, trazendo instabilidade para estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

A previsão indica que Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste, podem enfrentar chuvas de moderada a forte intensidade, com risco de temporais. No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás também estão sob alerta devido à atuação da ZCAS. Na Região Norte, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins devem se preparar para pancadas de chuva fortes e a possibilidade de temporais localizados.

Enquanto isso, a Região Sul deverá ter um dia de tempo firme, com predominância do sol. Apenas entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense há uma pequena chance de chuva fraca. No leste do Paraná e de Santa Catarina, a nebulosidade será maior, mas as temperaturas permanecem elevadas em toda a região.

Publicidade

No Sudeste, além das áreas mais afetadas pela ZCAS, o Triângulo Mineiro e o centro-sul de Minas Gerais, o norte e leste de São Paulo e o Rio de Janeiro podem ter chuvas mais fracas. Nas demais áreas, o tempo deve permanecer mais estável, com temperaturas elevadas, principalmente em São Paulo e no Triângulo Mineiro.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul terá um período da manhã mais firme, mas a aproximação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai deve trazer pancadas de chuva para o norte, noroeste, oeste e interior do estado no fim do dia.

No Nordeste, a Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí continuarão a ter instabilidades, com chuvas de moderada a forte intensidade. A faixa litorânea norte da região pode ter chuvas mais fracas. As temperaturas seguem elevadas na maior parte do Nordeste, com umidade relativa do ar mais baixa no norte do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e norte da Bahia.

Na Região Norte, as pancadas de chuva devem ganhar força em boa parte do Amazonas, Acre e Rondônia, além da metade sul do Pará e no Tocantins, ocorrendo de maneira moderada a forte, com chance de temporais em alguns pontos. Em Roraima, as pancadas de chuva persistem, enquanto no Amapá a chuva será mais fraca.

Publicidade
Compartilhe