Feriado da consciência negra celebrado com eventos culturais em todo o país

Compartilhe

O Brasil, país onde a população negra e parda soma 112,7 milhões de pessoas, representando 55,5% do total, celebra o Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira (20) com uma extensa programação cultural por todo o território nacional. Manifestações, eventos culturais, shows e cultos religiosos reúnem milhares de pessoas em diversas regiões.

Em Alagoas, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, as comemorações marcam os 330 anos do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra. Apresentações artísticas e homenagens aos ancestrais celebram o local que, por quase um século, abrigou o maior quilombo do país. Cortejos, apresentações musicais de grupos afro, batalhas de hip hop, maracatus e rodas de capoeira fazem parte das celebrações.

Salvador, na Bahia, sedia a 46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares, com início às 14h. A caminhada, que parte da Praça Campo Grande e percorre quatro quilômetros, homenageia este ano os 90 anos de Lélia Gonzalez e o centenário de Frantz Fanon, dois importantes nomes do pensamento antirracista.

Publicidade

Na capital maranhense, São Luís, o projeto inédito Coral Negro faz sua estreia. O espetáculo gratuito, que combina música erudita, canto ancestral de matriz africana e performance, tem início às 19h, na Praça das Sete Palmeiras, no bairro Vila Embratel.

Em Recife, o Centro Histórico ganha vida com o Afro PE – Vozes Ancestrais, na Torre Malakoff. A partir das 15h, o evento, com programação totalmente gratuita, promove debates, oferece gastronomia de terreiro e apresenta atrações culturais como o Maracatu Nação Maracambuco e o grupo Bongar, originário da Nação Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

No Rio de Janeiro, as celebrações do Dia da Consciência Negra se estendem por todo o feriado prolongado. O primeiro Festival Literário da Igualdade Racial do Brasil acontece na Central Única das Favelas, em Madureira, Zona Norte da capital, com programação até domingo.

São Paulo também conta com uma programação extensa. O Festival Consciência Negra oferece shows em Paraisópolis, Cidade Tiradentes e no Centro, com a participação de artistas como Pixote, Rodriguinho, Turma do Pagode, Avuá e Simoninha.

Publicidade

Já em Brasília, o Museu Nacional da República recebe, de hoje até sábado, o evento Consciência Negra 2025. A programação gratuita inclui oficinas, bate-papos e shows com nomes de destaque da música negra brasileira, como Alexandre Pires, Ludmilla, Timbalada, Mumuzinho e Carlinhos Brown.

Compartilhe