Festa literária reúne autores e celebra conceição evaristo no rio

A 15ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) tem início na próxima quarta-feira (19/11), no bairro de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, com programação até o dia 23. O evento, que se tornou um dos mais importantes do cenário literário nacional, ocupará diversos espaços do bairro, como o viaduto local e a sede da Central Única das Favelas (CUFA), promovendo encontros entre autores, artistas e o público.
Com o tema “Ideias para reencantar o mundo”, a edição deste ano prestará uma homenagem inédita a uma autora viva: Conceição Evaristo, um dos nomes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea. A escolha de Conceição Evaristo reflete o reconhecimento da sua importância e impacto na literatura nacional.
Uma das atrações confirmadas para a Flup 2025 é uma exposição que une literatura e tecnologia, utilizando inteligência artificial. A exposição foi idealizada por jovens negros e dialoga com a obra e o centenário de Frantz Fanon, considerado um dos maiores intelectuais negros da história.
Uma parte significativa da Flup é dedicada a crianças de escolas públicas, que terão a oportunidade de conhecer a história e a memória do tradicional bairro de Madureira. Em parceria com 17 escolas da rede municipal de ensino, a festa literária promove a “batalha da memória”, apresentando a história do bairro para as crianças, incentivando-as a se apropriarem do espaço onde vivem e a produzirem narrativas a partir de suas vivências. As escolas que Conceição Evaristo lecionou também participam do projeto.
A organização da Flup espera receber, em média, quatro mil pessoas por dia, totalizando uma estimativa de 35 a 40 mil participantes ao longo dos nove dias de evento. A Flup 2025 conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Shell. A programação é totalmente gratuita.
