Frente fria causa alerta de chuvas fortes em seis estados até terça

Compartilhe

Seis estados brasileiros estão sob alerta devido à aproximação de uma frente fria que trará chuvas intensas até a próxima terça-feira, com o sistema começando a se manifestar a partir deste sábado.

A frente fria, originada entre a Argentina e o Uruguai, já está provocando chuvas intensas nesses países. No Brasil, o sistema frontal deve alcançar o Rio Grande do Sul neste sábado, expandindo as áreas de instabilidade.

Os estados sob alerta de chuvas intensas são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A população dessas regiões deve acompanhar as atualizações meteorológicas.

A mudança no tempo começou na tarde de sexta-feira, com aumento da nebulosidade na Região Sul. No sábado, pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas devem atingir a Campanha Gaúcha e outras áreas do Rio Grande do Sul. Há também previsão de ventos fortes, com rajadas acima de 50 km/h, capazes de causar danos.

Publicidade

No domingo, as chuvas avançam para os demais estados do Sul e parte do Centro-Oeste. Chuva leve é esperada no norte gaúcho, próximo à divisa com Santa Catarina, além de instabilidades isoladas no oeste catarinense, sudoeste do Paraná e faixa oeste do Mato Grosso do Sul. Durante a tarde e noite de domingo, uma nova onda de chuvas intensas é esperada no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e sul e oeste do Mato Grosso do Sul, com riscos de transtornos, ventos fortes e descargas elétricas.

Na segunda-feira, a frente fria avança sobre outros estados, com aumento da nebulosidade em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Chuvas intensas estão previstas no interior do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, a chuva chega pela manhã, com intensidade fraca a moderada, espalhando-se à tarde pelo Paraná, norte de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira, a frente fria ainda influencia o tempo em partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Paraná e Santa Catarina podem enfrentar transtornos devido às chuvas intensas, principalmente no oeste paranaense. No Mato Grosso do Sul, o sul do estado pode ter alagamentos e quedas de energia devido às chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes. No Sudeste, as chuvas se concentram em São Paulo e no sul de Minas Gerais, com risco de descargas elétricas e rajadas de vento.

Publicidade

O acumulado de chuva entre sexta-feira e terça-feira pode ultrapassar 100 mm no sul do Mato Grosso do Sul, com volumes entre 60 e 80 mm no interior do Paraná e cerca de 40 mm no interior catarinense.

Fonte: www.tempo.com

Compartilhe