Frente fria provoca chuvas intensas no sul e sudeste
O país se prepara para variações climáticas significativas, com destaque para a chegada de uma frente fria que promete trazer instabilidade para as regiões Sul e Sudeste. Enquanto isso, as demais áreas devem registrar precipitações, embora o tempo continue abafado.
Na região Sul, a presença de um ciclone na costa do Rio Grande do Sul impulsiona a frente fria, resultando em pancadas de chuva generalizadas. A distribuição da chuva será irregular, porém, áreas como a serra e o nordeste gaúcho, a faixa leste de Santa Catarina e o leste e noroeste do Paraná podem esperar precipitações de intensidade moderada a forte. Nas demais localidades, a chuva deve ocorrer de forma mais esparsa e branda. O oeste e a campanha gaúcha devem ter um dia de tempo firme. Rajadas de vento moderadas podem ocorrer na metade leste dos três estados, perdendo força ao longo do dia. As temperaturas permanecerão elevadas, sobretudo no norte e noroeste do Paraná.
A frente fria avança para a costa da Região Sudeste, aumentando a nebulosidade e trazendo pancadas de chuva para São Paulo a qualquer hora, com maior intensidade a partir da tarde. No Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais, as chuvas devem ocorrer entre a tarde e a noite, variando de intensidade moderada a forte em alguns pontos. Espírito Santo e nordeste mineiro terão predomínio de sol. As temperaturas seguirão altas na região, com sensação de abafamento.
Na região Centro-Oeste, a chuva se espalha por todos os estados. Mato Grosso do Sul e a metade oeste de Mato Grosso terão tempo mais nublado e chuva a qualquer momento, com potencial para intensidade moderada a forte, e a ocorrência de temporais isolados não está descartada. Em Goiás, o sol deve aparecer em alguns momentos, mas pancadas de chuva são esperadas a qualquer hora, com possibilidade de serem localmente fortes. As temperaturas permanecerão altas na região.
No Nordeste, pancadas de chuva são esperadas na metade sul do Maranhão e do Piauí, e no oeste da Bahia. Nessas áreas, a chuva pode ser de forte intensidade em pontos isolados. Nas demais áreas da região, o dia será de sol entre poucas nuvens e temperaturas elevadas. A umidade do ar permanece em níveis críticos no sertão e agreste nordestino. Pancadas rápidas e isoladas podem ocorrer no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte até Alagoas.
A Região Norte terá sol intercalado com períodos de chuva, que podem ser fortes no Acre, em grande parte do Amazonas, Rondônia, Tocantins e metade sul do Pará, onde temporais isolados não estão descartados. No norte paraense e no Amapá, o tempo firme deve predominar, enquanto em Roraima as pancadas serão mais isoladas. A sensação de abafamento persiste em toda a região.

