Frente fria traz chuvas para sul e norte enquanto sudeste tem tempo firme

Compartilhe

A terça-feira apresenta um cenário meteorológico contrastante no Brasil. Enquanto o Sul e o Sudeste desfrutam de tempo estável e elevação das temperaturas, o Norte e áreas do Nordeste permanecem sob a influência de instabilidades, conforme indica a previsão do tempo.

Na região Sul, o sol predomina, com variação de nuvens, e as temperaturas sobem, principalmente no interior, devido ao afastamento de uma massa de ar frio. O litoral e o leste da região, no entanto, permanecem com temperaturas mais amenas. Uma nova frente fria se aproxima, podendo trazer pancadas de chuva no sul do Rio Grande do Sul, especialmente na fronteira com o Uruguai, durante a noite.

O Sudeste também experimenta tempo firme em grande parte de seu território, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e a maior parte de Minas Gerais. Há previsão de chuva fraca e isolada no sul do Espírito Santo e em pontos do leste, norte e oeste de Minas Gerais. A região metropolitana de Belo Horizonte poderá ter chuva fraca a moderada ao longo do dia. As temperaturas continuam elevadas, principalmente no interior. No norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e interior mineiro, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30%, exigindo atenção com hidratação e exposição ao sol. Na capital paulista, a mínima prevista é de 12 °C e a máxima, de 25 °C.

Publicidade

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul terá um dia de sol e tempo firme na maior parte do estado. Em Mato Grosso, pancadas de chuva são esperadas desde cedo, com possibilidade de maior intensidade à tarde. Goiás terá pancadas de chuva que se espalham ao longo do dia, com potencial para temporais isolados no nordeste e leste de Mato Grosso e no noroeste goiano. As temperaturas seguem altas em toda a região.

O Nordeste continua sob a influência de instabilidades entre Ilhéus e Salvador, com possibilidade de temporais. Há previsão de chuva também no interior e sul da Bahia, em trechos do Ceará e no sul do Maranhão e Piauí, com risco de chuva forte em pontos isolados do sudoeste maranhense. O restante da região Nordeste permanece com tempo firme, seco e quente.

A região Norte terá instabilidade predominante no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e na metade sul e oeste do Pará, com probabilidade de chuvas intensas e temporais ao longo do dia. No Amapá e no nordeste do Pará, o tempo permanece firme.

Compartilhe