Frente fria traz mudanças climáticas para o sul e sudeste do país

Sete estados brasileiros devem experimentar alterações no clima até o próximo domingo, com a chegada de uma frente fria após um período prolongado de tempo estável. A nebulosidade deve aumentar nas regiões afetadas.
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a registrar as mudanças ainda na manhã desta sexta-feira, com o avanço da frente fria pela costa, influenciando o tempo em diversos estados.
Os estados impactados incluem:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
Sábado com chuva e queda de temperatura
O sábado deverá ter céu encoberto no noroeste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva leve. A mesma condição climática é esperada no leste de Santa Catarina e do Paraná, além do oeste e litoral de São Paulo.
A faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e São Paulo estará sob influência da circulação atmosférica da frente fria, mantendo o céu fechado nessas áreas. Há chances de chuvas fortes e isoladas na Serra Catarinense até o fim da manhã de sábado, possivelmente acompanhadas de raios e trovoadas.
Com o passar do dia, as chuvas se espalham por Santa Catarina e atingem o norte gaúcho e o sudoeste paranaense, com maior intensidade no leste catarinense. Em São Paulo e Minas Gerais, o tempo estará parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade e possibilidade de chuvas leves e pontuais no leste paulista, sul mineiro e Triângulo Mineiro.
Além da chuva, uma queda nas temperaturas é esperada ao longo da tarde de sábado. No Rio Grande do Sul, as máximas não devem ultrapassar os 25°C no centro-leste. Em Porto Alegre, a temperatura máxima pode cair 9°C em comparação com o dia anterior, atingindo 23°C.
Durante a tarde e noite, o ar frio avança para outros estados, como Santa Catarina, Paraná e o extremo sul de São Paulo, onde as temperaturas ficarão mais amenas no domingo.
Frente fria intensifica chuvas no Sudeste e Centro-Oeste
No domingo, a frente fria alcança a costa do Sudeste, provocando chuvas fortes ao longo do dia em partes do leste da Região Sul, incluindo Curitiba e Florianópolis.
A frente fria também auxilia indiretamente na formação de instabilidades sobre o Brasil Central, intensificando o transporte de umidade e causando instabilidade em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Há riscos de chuvas intensas e tempestades, com raios e trovoadas, devido às temperaturas elevadas e ao transporte de umidade, com maior probabilidade de chuvas fortes no oeste paulista e no Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, são previstas chuvas leves a moderadas para a Região Serrana.
O litoral paulista deve registrar os maiores acumulados de chuva, com volumes que podem chegar a 54 mm em Ubatuba e 66 mm em Bertioga. Nas demais áreas afetadas, o acumulado varia entre 10 e 20 mm, com regiões pontuais podendo atingir até 30 mm entre sábado e domingo.
Fonte: www.tempo.com

