Global citizen belterra expõe potencial amazônico a investidores globais

Compartilhe

Em um evento estratégico que antecede a COP30, o Polo Sebrae de Bioeconomia, situado em Belterra, Pará, promoveu o Global Citizen Sessão Belterra, um encontro que conectou empreendedores amazônicos a líderes globais, investidores e autoridades. O evento, realizado no último sábado, teve como objetivo apresentar o potencial da região e fomentar negócios sustentáveis.

A iniciativa, promovida pelo Sebrae em parceria com a organização internacional Global Citizen, integrou a programação preparatória para a 30ª Conferência das Partes. A programação incluiu debates com especialistas de diversas partes do mundo sobre sustentabilidade, rodadas de negócios entre investidores de peso e startups da bioeconomia amazônica, além de uma feira dedicada a pequenos negócios sustentáveis.

Décio Lima, presidente do Sebrae, ressaltou a importância do pequeno negócio para a economia local. “Nesse território, quase 100% da impulsão econômica é produzida pelo pequeno negócio. Então, não há sustentabilidade se nós não garantirmos que esses modelos de negócios, dos quais já temos aqui uma expressão e a presença do Sebrae na impulsão da pequena economia, sejam estimulados e que se tenha os valores para produzir uma economia sustentável dentro dessa diversidade extraordinária que só o Brasil tem, que é a nossa Amazônia”, afirmou.

Rubens Magno, superintendente do Sebrae-PA, complementou: “Nós não queríamos restringir a COP30 apenas a Belém. Por isso, trouxemos lideranças globais para a floresta para dialogar e conhecer os empreendedores da Bioeconomia.”

Publicidade

Um dos principais focos do evento foi a participação de 20 startups apoiadas pelo Polo Sebrae de Bioeconomia e pela Intap, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). As empresas tiveram a oportunidade de se conectar com potenciais investidores internacionais, visando o crescimento de seus negócios. Adicionalmente, foi criado um espaço dedicado à exposição dos produtos dessas startups, visando abrir mercado e impulsionar suas vendas.

Tiago Silva, proprietário da Boto Gelato em Santarém e Alter do Chão, lançou no Global Citizen Belterra um gelato de mel com saúva, utilizando insumos de outro empreendimento apoiado pelo Sebrae. “A Boto Gelato é uma sorveteria de experiências da Amazônia. E estar nesses eventos é uma oportunidade de visibilidade, de chamar atenção de possível investidor, fazer conexão, gerar novas oportunidades. Para nós é muito importante ter essas portas abertas e numa vitrine de grande valor e visibilidade”, declarou, expressando seu desejo de expandir a marca para outras regiões.

Wallace Leal, professor e empreendedor, apresentou a startup sanaterena Neuroprotect, que desenvolveu um produto à base de óleo de gergelim capaz de reduzir as sequelas de AVC. “Nós já realizamos quase 90% dos testes, mas ainda falta um teste que estou buscando investidores, que é o chamado doses repetidas. Depois disso, nós preparamos o relatório e enviamos para Anvisa solicitando testes em humanos”, explicou.

Publicidade

A programação também incluiu painéis de debate com especialistas e empreendedores locais, abordando temas estratégicos para a sustentabilidade, como a produção de alimentos com conservação da biodiversidade e o empreendedorismo e inovação amazônicos que integram saberes ancestrais e novas tecnologias.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, enfatizou a importância do encontro entre o conhecimento tradicional da floresta e a ciência. “O que está acontecendo aqui hoje é muito poderoso: a gente está na vitrine de uma Amazônia possível. Isso aqui é uma realidade do que pode vir a ser a Amazônia. E nesse território estamos ativando todos os setores econômicos, nós temos neuromedicina à base de bioativos, biofármacos, biocosméticos, aproveitamento de resíduos de peixe. Nós estamos ativando todas as frentes possíveis e trazendo para esse território, onde ciência e empreendedorismo encontram as culturas dos povos tradicionais, que estão respeitando e valorizando esses ativos.”

O Polo Sebrae de Bioeconomia, lançado em 2022, tem como objetivo desenvolver soluções e experiências para aprimorar a gestão e inovação das cadeias de bioeconomia e turismo na Amazônia. Os investimentos realizados até o momento ultrapassam os R$ 7 milhões, beneficiando cerca de 60 pequenos negócios em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Fonte: agenciasebrae.com.br

Publicidade
Compartilhe