Gouveia e melo alerta: país precisa de rumo claro e estratégias de longo prazo

O almirante na reserva Gouveia e Melo expressou preocupação com a falta de direção clara no país, criticando a gestão focada em “telejornais e pressões” em vez de planejamento a médio e longo prazo. A declaração foi feita durante uma visita a uma fábrica de calçado, quando questionado sobre a situação do setor de saúde.
Gouveia e Melo, que é candidato à Presidência da República, evitou comentar diretamente sobre a possível continuidade da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, mas ressaltou que o problema da saúde é de organização e já afeta o setor há algum tempo. Ele enfatizou a necessidade de coragem para implementar reformas estruturais e definir um objetivo claro para o futuro do sistema.
O almirante questionou se o país busca um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público forte, capaz de garantir segurança aos portugueses, especialmente aos mais desfavorecidos, ou se o objetivo é abrir caminho para uma privatização mais ampla do sistema, seguindo um modelo similar ao americano, com potenciais consequências negativas para a população de baixa renda. Segundo ele, a ausência de um debate aberto sobre essas questões impede a implementação de políticas coerentes.
Embora tenha se esquivado de defender um modelo específico, argumentando que sua candidatura é para a Presidência da República e não para um cargo executivo no governo, Gouveia e Melo defendeu que o Presidente deve interpretar a vontade do povo e exigir uma boa governação, com o objetivo de servir a população.
Ao comentar sobre notícias que indicam a fragilidade da ministra da Saúde, Gouveia e Melo observou que a população já não compreende as falhas sucessivas do SNS, o que fragiliza todo o governo. Ele criticou a tendência de alguns governos em recorrer a medidas e anúncios demagógicos como forma de “fuga para a frente”, enfatizando que a população deseja saber com o que pode contar no dia a dia, em vez de promessas vazias. Para ele, os governos são cada vez mais escrutinados e precisam apresentar resultados concretos.
Fonte: www.noticiasaominuto.com



