Governo anuncia: todas as escolas conectadas à internet até o fim de 2026

Compartilhe

O governo federal anunciou a antecipação de metas para a universalização da telefonia móvel, com foco principal na conexão de todas as escolas públicas do país à internet. A previsão é que 100% das instituições de ensino fundamental e médio estejam conectadas até o final de 2026.

De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a iniciativa é uma prioridade do governo, considerando a importância da conectividade para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens. “Com relação à banda larga nas escolas, 100% das escolas públicas estarão conectadas até o final de 2026, com tecnologia através de fibra ótica ou de soluções de satélite”, afirmou o ministro. O compromisso se estende às escolas cadastradas no Ministério da Educação que recebem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além do investimento na educação, o governo também tem direcionado esforços para a expansão da internet de quinta geração (5G). Recentemente, a cobertura do 5G ultrapassou 64% do território nacional, superando a meta de 57% estabelecida para 2027 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Publicidade

“A gente tem mais de duas mil cidades com essa nova tecnologia. A ideia é que, cada vez mais, possamos ampliar essa tecnologia para mais municípios para atender essa população. Então, além do 5G, a gente também está concluindo as implantações do 4G nas zonas rurais e nos distritos do nosso Brasil”, disse o ministro.

A definição das cidades que recebem o serviço de telefonia móvel leva em consideração o tamanho da população. A prioridade inicial foi dada aos grandes centros e capitais, e atualmente a expansão se concentra nas periferias e áreas rurais. “Em 2025, vamos conectar 1,5 mil localidades em distritos na zona rural com essa tecnologia para viabilizar a conectividade móvel para essa população. E no 5G, nos grandes centros, a gente já atendeu 67% do território previsto no edital”, complementou o ministro.

O governo planeja lançar um novo leilão para a faixa dos 700 MHz em janeiro. Segundo o ministro, a iniciativa visa aumentar a capilaridade da cobertura, com novas empresas ampliando o alcance da telefonia móvel. O leilão contemplará localidades com mais de 600 habitantes, com foco na tecnologia 5G.

Compartilhe