Guitarra: o instrumento mais desafiador, na visão de robben ford

Compartilhe

O guitarrista Robben Ford em 2024 (Foto: Francesco Prandoni / Getty Images)

Um dos guitarristas mais aclamados dos Estados Unidos, conhecido por suas colaborações com ícones como Miles Davis, George Harrison e Joni Mitchell, além de sua bem-sucedida carreira solo, Robben Ford, expressou sua opinião sobre o instrumento que o consagrou. Para ele, a guitarra é o instrumento mais difícil de dominar.

Em uma análise sobre seu processo de composição e prática, o músico compartilhou suas reflexões sobre os desafios de extrair um som de qualidade da guitarra.

Publicidade

“A guitarra é um instrumento muito difícil, o mais difícil de tocar”, afirmou Ford. Ele justificou sua opinião, destacando a complexidade da afinação e a necessidade de precisão na técnica de palhetada: “Trompetistas podem discordar de mim, mas a coisa da guitarra é que dá pra tocar a mesma nota em quatro posições diferentes. E como a guitarra é afinada em quartas, exceto entre as cordas Sol e Si, tem algo bem diferente ocorrendo. Por isso, sua técnica de palhetada precisa ser apurada”.

Além da complexidade técnica, Ford também abordou as dificuldades relacionadas ao timbre, uma das maiores preocupações para os guitarristas. “Sonoramente, guitarras são um porre. Tem todo tipo de dificuldade relacionada a volume, estar alto demais, amplificadores ruins. Tem tantos problemas com a guitarra”, desabafou.

A trajetória de Robben Ford começou cedo, ainda na adolescência, na Califórnia, onde iniciou sua carreira tocando com músicos de blues. Logo, expandiu seus horizontes para o jazz fusion, integrando a banda L.A. Express no início dos anos 1970. O grupo acompanhou George Harrison em uma turnê pelos Estados Unidos e colaborou com Joni Mitchell nos álbuns Miles of Aisles (1974) e The Hissing of Summer Lawns (1975).

Em 1976, Ford deixou o L.A. Express e fundou o Yellowjackets. Paralelamente, construiu uma carreira solo e como músico de estúdio, chegando a participar do álbum Creatures of the Night (1982) da banda Kiss.

Publicidade

Ao longo de sua carreira, Ford recebeu cinco indicações ao Grammy e foi eleito um dos 100 maiores guitarristas da história pela revista Musician em 2006.

Compartilhe