Hyundai nexo: carro a hidrogênio em destaque no congresso em brasília
A Hyundai apresenta o NEXO, seu inovador veículo movido a hidrogênio, no 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O SUV médio, que se destaca por purificar o ar durante o seu funcionamento, oferece uma potência combinada de 163 cv, resultado da união entre a célula de combustível e o motor elétrico, além de uma autonomia superior a 660 quilômetros.
A busca por alternativas aos combustíveis fósseis tem impulsionado a indústria automotiva a explorar novas tecnologias, e o hidrogênio surge como uma das opções mais promissoras. O Hyundai NEXO utiliza uma avançada tecnologia de célula de combustível para gerar energia, tendo como subproduto apenas vapor de água, além de contribuir para a purificação do ar no seu entorno.
Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil, enfatiza o longo caminho percorrido pela empresa no desenvolvimento desta tecnologia: “Já são mais de 20 anos desde os primeiros protótipos e experimentos da Hyundai com célula de combustível, passando por veículos de passeio, ônibus e caminhões. Hoje, estamos posicionados globalmente para impulsionar o uso massivo do hidrogênio na sociedade”.
Desde fevereiro, o Hyundai NEXO tem sido submetido a testes em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP), que abriga o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio renovável derivado do etanol no mundo. Essa colaboração visa avaliar a viabilidade do hidrogênio produzido a partir do etanol em veículos de passeio, ampliando o escopo dos testes para além do transporte público e permitindo a análise do desempenho em rotas variadas e com longa autonomia.
O RCGI, criado em 2014, conta com o apoio de diversas empresas, incluindo TotalEnergies, Petronas, Petrobrás, Braskem, Repsol Sinopec Brasil, Toyota, Hyundai, Marcopolo e EMTU, que investem no desenvolvimento de novos projetos.
A planta do RCGI tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia, volume utilizado para abastecer ônibus e veículos leves. O processo de produção envolve a reforma a vapor do etanol, um processo químico que resulta na liberação de hidrogênio. A USP destaca a eficiência deste método e seu potencial para reduzir as emissões de carbono, uma vez que o CO2 liberado é biogênico, podendo ser compensado no ciclo do cultivo da cana-de-açúcar.
Este ano, o Congresso Brasileiro do Hidrogênio, com o tema “Na atmosfera da COP30: Desenhos de Mercado, Demanda e Diversidade de Métodos de Produção”, antecede a COP30 e visa destacar a importância estratégica do hidrogênio de baixa emissão de carbono para alcançar a neutralidade climática até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris.
Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, ressalta as qualidades do SUV a hidrogênio da Hyundai: “O SUV a hidrogênio da Hyundai representa um salto tecnológico marcante em comparação com os atuais veículos com motor a combustão interna. Silencioso, confortável ao volante, fartamente tecnológico, com eficiência energética e autonomia superiores aos atuais, o Nexo não emite gases de efeito estufa e, na realidade, também contribui para um ambiente mais limpo, com a devolução do ar mais puro do que captado pelo veículo”.