Incêndio devasta prédios residenciais em Hong Kong, deixando mortos
Um incêndio de grandes proporções em um complexo residencial no distrito de Tai Po, região norte de Hong Kong, resultou na morte de pelo menos quatro pessoas nesta quarta-feira (26). As chamas consumiram várias torres do conjunto habitacional, gerando uma intensa coluna de fumaça cinza que podia ser vista de longe, enquanto equipes de emergência trabalhavam para conter o avanço do fogo.
A emissora pública RTHK, citando informações da polícia, reportou que diversas pessoas permaneciam presas no interior dos prédios em chamas. Duas vítimas encontravam-se em estado crítico, com queimaduras graves.
Equipes do Corpo de Bombeiros também sofreram ferimentos durante as tentativas de controlar as chamas que atingiram os edifícios de 31 andares.
Moradores se aglomeraram em uma passarela próxima, observando com preocupação a fumaça que emanava dos edifícios, alguns dos quais estavam cobertos por andaimes. Dezenas de carros de bombeiros e ambulâncias foram mobilizados e alinhados na via abaixo do complexo, segundo testemunhas.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não possui uma estimativa precisa do número de pessoas que poderiam estar presas no interior das torres.
O Wang Fuk Court é um complexo habitacional composto por oito blocos, com cerca de 2 mil unidades residenciais. Várias das torres possuem andaimes de bambu em suas fachadas.
Hong Kong é um dos poucos lugares no mundo onde o bambu ainda é amplamente utilizado para a construção de andaimes.
Em decorrência do incêndio, o Departamento de Transporte de Hong Kong anunciou o fechamento de um trecho da estrada Tai Po, uma das principais vias da região. Rotas alternativas foram estabelecidas para o trânsito de ônibus.





