Incomum ar frio surpreende Brasil e derruba termômetros esta semana

Uma massa de ar polar, considerada atípica para o período, avança sobre o centro-sul do Brasil a partir desta segunda-feira, 27 de outubro, trazendo temperaturas abaixo da média para grande parte da região. Originária da Argentina, essa frente fria, embora de menor amplitude, promete um impacto significativo e incomum para a época, especialmente nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste.
Modelos de previsão apontam para uma condição climática incomum, com temperaturas máximas abaixo do esperado, principalmente na faixa leste que se estende do nordeste do Rio Grande do Sul ao sul do Rio de Janeiro. Capitais como Florianópolis, Curitiba e São Paulo devem sentir os efeitos dessa massa de ar frio.
Apesar de o frio não ser tão intenso, com exceção do leste paulista onde as mínimas se mantêm dentro de um patamar mais aceitável, a sensação de frio persistirá ao longo dos dias, devido à combinação do ar frio e da ocorrência de chuvas.
Nesta segunda-feira, a massa de ar frio já se faz sentir no Rio Grande do Sul, com temperaturas amenas pela manhã, variando entre 11 e 20°C, e mínimas invertidas no fim da noite, na metade norte do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, a influência do ar frio será mais perceptível a partir da noite, com temperaturas máximas que não devem ultrapassar os 22°C. No Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas máximas ainda devem se manter em torno dos 30°C, podendo atingir os 33 e 34°C no norte paulista, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais.
Na terça-feira, a massa de ar polar continua a influenciar o Sul, enquanto a frente fria sobre São Paulo contribui para um tempo mais fechado e chuvas no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, diminuindo as temperaturas máximas. No Sul, as temperaturas máximas predominam abaixo dos 20°C, enquanto no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro variam entre 20 e 23°C.
A partir de quarta-feira, a massa de ar polar avança, impulsionada pela frente fria, perdendo intensidade, mas ainda influenciando as temperaturas no leste do Sudeste e até mesmo no interior, como no Mato Grosso do Sul.
O fim de semana deverá registrar temperaturas mínimas entre 8 e 14°C no Sul, com máximas de até 22°C na maioria das localidades. No Sudeste, o destaque fica para o leste de São Paulo, onde as mínimas atingem os 14°C e as máximas não ultrapassam os 16°C.
A sensação de frio será generalizada no Sul e no centro-leste do Sudeste no fim da semana. No Mato Grosso do Sul e no oeste paulista, as temperaturas ficarão amenas, com máximas abaixo dos 30°C, mas ainda abaixo da média para a época do ano.
Fonte: www.tempo.com


