Inscrições para vestibular indígena da unb encerram nesta sexta
Candidatos indígenas interessados em ingressar na Universidade de Brasília (UnB) têm até as 18 horas desta sexta-feira (7), horário de Brasília, para realizar a inscrição gratuita no vestibular indígena 2026. O processo seletivo, resultado de uma cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visa facilitar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização do vestibular.
O processo seletivo é destinado a candidatos indígenas que buscam a primeira graduação ou que não concluíram outro curso de nível superior. Para se inscrever, é necessário ter cursado ou estar cursando o ensino médio integralmente em escolas públicas. Candidatos oriundos de escolas privadas devem comprovar que receberam bolsa de estudos integral ou parcial, com cobertura mínima de 50%.
No momento da inscrição, candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou que desejarem utilizar o nome social deverão sinalizar essa opção no sistema. Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição por Cadastro de Pessoa Física (CPF). A inscrição implica na declaração de que o candidato não possui graduação completa em nenhuma instituição de ensino superior.
A UnB oferece 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026. As vagas estão distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos localizados no Distrito Federal. Os cursos abrangem bacharelados e licenciaturas nos turnos diurno e noturno, incluindo áreas como administração, engenharias (mecânica, aeroespacial, automotiva e eletrônica), nutrição, psicologia, gestão de agronegócios e saúde coletiva.
O processo seletivo será composto por prova objetiva e redação em língua portuguesa, marcadas para o dia 7 de dezembro, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, haverá avaliação de documentação e entrevista pessoal, de caráter eliminatório, entre os dias 8 e 10 de dezembro. As provas e entrevistas serão realizadas em Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) na Aldeia Sabonete, e São Sebastião (AL) na Aldeia Karapotó Terra Nova.
Os candidatos também deverão enviar documentos para homologação da inscrição e uma fotografia individual recente, seguindo as especificações do edital. Caso a fotografia não esteja de acordo com as normas, o candidato poderá ser submetido a uma identificação especial no dia das provas.
A divulgação do resultado final do vestibular e a convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada para o primeiro semestre de 2026 estão previstas para 19 de janeiro de 2026.





