JCPM promove mudança na liderança e expande atuação do conselho
João Carlos Paes Mendonça, aos 87 anos, implementa mudanças significativas na gestão de seu grupo empresarial, com foco em seus negócios imobiliários. O empresário, conhecido por ter vendido o Grupo Bompreço para a Ahold em 2000, anunciou uma nova liderança para a JCPM Shoppings e ampliou as responsabilidades do conselho de administração da holding.
Sérgio Moraes Vieira Filho assume o cargo de CEO da JCPM Shoppings, responsável por 11 empreendimentos no Nordeste, entre eles o Shopping Recife, o RioMar Recife e o Salvador Shopping. Vieira Filho traz consigo uma experiência de mais de 20 anos no sistema Coca-Cola, tendo atuado em diversos países.
A nomeação de Sérgio marca a primeira vez que a divisão de shoppings terá um executivo dedicado exclusivamente à sua gestão. Anteriormente, a liderança estava a cargo de Jaime Queiroz, um colaborador de longa data de Paes Mendonça, que atuava em diversas áreas do grupo.
Vieira Filho iniciou sua trajetória profissional em 2002 no Grupo Solar, engarrafadora da Coca-Cola que opera no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Em 2016, mudou-se para a Nigéria para trabalhar na Coca-Cola Hellenic e, posteriormente, ocupou a posição de presidente e membro do conselho na Multon, uma joint venture da Coca-Cola com atuação em 12 países, sediada na Rússia. Mais recentemente, em 2023, atuou como vice-presidente na África do Sul.
O setor de shoppings representa o principal negócio da JCPM, que também possui uma construtora e incorporadora, além do sistema de comunicação Jornal do Commercio, composto por jornal, rádio e TV. No último ano, os 11 shoppings registraram uma receita líquida de R$ 779 milhões, um aumento de aproximadamente 5% em relação ao ano anterior, com um lucro líquido de R$ 440 milhões, 9% superior ao de 2023.
A maior parte dos shoppings da JCPM foram construídos entre 2007 e 2016, após a venda da rede Bompreço. Diante de um cenário desafiador para novos projetos no setor, Paes Mendonça busca expandir seus outros negócios.
A mudança na governança da holding visa impulsionar esse crescimento. O conselho, que antes supervisionava apenas o negócio de shoppings, agora passa a abranger todos os negócios do grupo, com foco especial no setor imobiliário. Jaime Queiroz assume a posição de vice-presidente do conselho.
O conselho conta ainda com a participação de Marcelo Silva, ex-CEO do Magazine Luiza (como membro independente), e os netos de Paes Mendonça: João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho e Renato Paes Mendonça Tavares de Melo.


