Justiça leva empoderamento juvenil a escolas e sistema socioeducativo em caucaia
O projeto “Partiu Aula” desembarcou em Caucaia, no Ceará, com o objetivo de promover o empoderamento de jovens. A iniciativa, fruto de uma colaboração entre o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), impactará cerca de 500 estudantes de nove escolas e uma unidade do sistema socioeducativo local.
O programa adota um formato dinâmico de talk show, conduzido pelo rapper, escritor e ativista social Rafa Rafuagi. Através de dinâmicas interativas e batalhas de rimas, o projeto busca abordar questões relevantes para o cotidiano dos adolescentes e jovens nas áreas onde vivem. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará priorizou a participação de unidades de ensino que atendem estudantes do ensino fundamental e médio.
A juíza do trabalho Izabella Ramos, auxiliar da Presidência do TST, destaca o potencial transformador da iniciativa para a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Segundo ela, a escolha de Caucaia, com foco nos ensinos fundamental II e médio de escolas públicas, visa capacitar os jovens a replicar a experiência em diferentes contextos. “A partir do projeto, será possível evoluir em sinergia com outros atores que compõem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, afirma a juíza.
O “Partiu Aula” integra um conjunto mais amplo de ações educativas e socioculturais que visam promover o trabalho decente, além de prevenir e erradicar o trabalho infantil, que afeta especialmente adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A cultura hip hop é utilizada como ferramenta pedagógica e de transformação cidadã.
Como parte das ações, será realizada uma audiência pública, com a participação do TST, do TRT-7 e do Ministério Público do Trabalho, através da Rede Peteca. O objetivo é fomentar o trabalho em rede em Caucaia e expandir ações que garantam a proteção integral e prioritária ao público-alvo. O evento, intitulado “Infância, Adolescência e Juventude no Município de Caucaia: mapeamento da situação atual e propostas locais para implementação e/ou incremento de ações que garantam sua proteção integral e prioritária contra todo e qualquer tipo de violência”, será realizado na Câmara Municipal de Caucaia.
Durante as ações em Caucaia, o TST, em parceria com a Biblioteca Nacional, distribuirá 2,5 mil livros para fortalecer o sistema socioeducativo. Além disso, serão doados 100 computadores para modernizar os laboratórios de informática das instituições participantes.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) apontam que Caucaia possui uma das maiores populações jovens do Ceará, mas enfrenta desafios estruturais significativos, marcados pela vulnerabilidade socioeconômica desse público. Apesar da redução do trabalho infantil no Ceará a partir de 2004, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI), municípios como Caucaia ainda registram casos recorrentes.

