Kia surpreende em teste de baterias de carros elétricos usados

Compartilhe

Um estudo abrangente realizado na Suécia trouxe à tona dados inesperados sobre a saúde das baterias de veículos elétricos e híbridos plug-in usados. A pesquisa, conduzida por um dos maiores marketplaces automotivos do país, o Kvdbil, avaliou um total de 1.366 veículos, divididos entre 723 elétricos e 643 híbridos plug-in.

Os resultados revelaram que a Kia se destacou, apresentando consistentemente altos níveis de “Estado de Saúde” (SoH) em suas baterias. A marca sul-coreana lidera tanto o ranking de carros elétricos quanto o de híbridos plug-in.

O estudo também indicou um panorama geral positivo para a durabilidade das baterias de veículos elétricos usados. Aproximadamente 79% dos carros analisados receberam a classificação máxima no sistema de avaliação, o que corresponde a um SoH superior a 90%.

Segundo Martin Reinholdsson, gerente de testes da Kvdbil, a degradação das baterias ocorre de forma gradual, graças a tecnologias avançadas e projetos inteligentes, incluindo sistemas de resfriamento das células. Este resultado, segundo ele, desmistifica a ideia de que as baterias de carros usados não duram muito.

Publicidade

Confira o ranking das marcas com melhor classificação média para SoH:

1. Kia
2. Audi
3. Opel
4. Tesla
5. Mercedes
6. Peugeot
7. Volvo
8. BMW
9. Volkswagen
10. Skoda

Entre os carros elétricos, os modelos com as melhores baterias usadas são:

Publicidade

1. Kia EV6
2. Kia e-Niro
3. Tesla Modelo Y
4. Opel Mokka-e
5. Mazda MX-30
6. Audi Q4 e-tron
7. Fiat 500e
8. Volvo XC40 Recharge
9. Citroën e-C4
10. Volkswagen ID.4

Já no segmento de híbridos plug-in, o ranking dos veículos com as baterias usadas mais saudáveis ficou assim:

1. Kia Sportage
2. Kia Optima
3. Volvo XC60
4. Kia Ceed
5. Volvo V60
6. Peugeot 3008
7. BMW 530e
8. Volkswagen Passat GTE
9. BMW X1
10. BMW 330e

Para prolongar a vida útil da bateria do seu carro elétrico, especialistas recomendam evitar cargas completas frequentes, mantendo o nível de carga entre 20% e 80% no uso diário. Também é importante proteger a bateria de temperaturas extremas, evitar o uso constante de carregamento rápido e não deixar o carro parado por longos períodos com a bateria totalmente carregada ou descarregada. Configurar um limite de carga no software do veículo e manter o software atualizado também são medidas preventivas importantes.

Publicidade
Compartilhe