Locais de prova discursiva do cnu 2025 serão divulgados hoje

Candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) e classificados para a etapa seguinte poderão verificar seus locais de prova discursiva a partir das 16h desta segunda-feira (horário de Brasília). A prova está agendada para o dia 7 de dezembro e será aplicada em 228 cidades, abrangendo todas as unidades da Federação, seguindo o mesmo padrão da primeira etapa, realizada em 5 de outubro.
A informação sobre os locais de prova estará disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição de cada um dos 42.499 candidatos habilitados e classificados para esta fase. O acesso ao documento será feito através da página virtual do concurso, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a banca examinadora responsável pelo processo seletivo. Para acessar, os candidatos deverão utilizar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha única da plataforma Gov.br.
A lista dos convocados para esta etapa foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no dia 12 de novembro e também pode ser consultada no site da FGV.
O Cartão de Confirmação de Inscrição conterá informações como o número de inscrição do candidato, a data, o horário e o número da sala onde a prova será aplicada. Além disso, o documento indicará se o candidato tem direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, caso tenha solicitado no momento da inscrição.
Embora não seja obrigatório, tanto o Ministério da Gestão quanto a FGV recomendam que os candidatos levem o cartão impresso no dia da prova para facilitar a identificação do local.
Os portões de todos os locais de aplicação serão fechados às 12h30, horário de Brasília, 30 minutos antes do início das provas discursivas. Para os cargos de nível superior, a prova terá duração de três horas, das 13h às 16h. Candidatos a cargos de nível intermediário terão duas horas para realizar a prova, das 13h às 15h.
A prova discursiva para cargos de nível superior consistirá em duas questões, com valor total de 45 pontos. Para nível intermediário, a avaliação será composta por uma redação dissertativa, valendo 30 pontos. Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados com base em conhecimentos específicos (50% da nota para nível superior) e domínio da língua portuguesa (50% para nível superior e 100% para nível intermediário).
As provas devem ser escritas à mão, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
O CNU 2025 oferece um total de 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. O concurso também visa formar um banco de candidatos aprovados para futuras convocações. Das vagas, 2.480 são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento a curto prazo. O CNU 2025 recebeu 761.528 inscrições confirmadas, abrangendo todos os estados brasileiros e 4.951 municípios.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

