Lula acena com possibilidade de disputar um quarto mandato presidencial

Compartilhe

Em visita oficial à Indonésia, o Presidente do Brasil, declarou sua intenção de concorrer a um quarto mandato. A afirmação foi feita durante um discurso ao lado do Presidente indonésio, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka.

O atual chefe do Executivo brasileiro, cujo mandato se encerra no final de 2026, garantiu que ele e sua equipe estão “preparados para disputar outras eleições”. A declaração surge em meio a discussões sobre o cenário político futuro e a possibilidade de o presidente buscar a reeleição.

Lula da Silva já exerceu a Presidência do Brasil por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2011. Ele também disputou a presidência em outras ocasiões, saindo vitorioso contra Jair Bolsonaro no segundo turno.

Durante a visita à Indonésia, o Presidente brasileiro ressaltou a importância de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países, incentivando o aumento de investimentos privados mútuos. Ele manifestou o desejo de ver “mais empresários brasileiros a visitar a Indonésia e mais empresários da Indonésia a investirem no Brasil”.

Publicidade

Antes dos discursos, os dois líderes assinaram uma série de acordos de cooperação em áreas como agricultura, energia, ciência, defesa e estatística. O Presidente brasileiro destacou que Brasil e Indonésia compartilham posições similares em relação a temas importantes da política internacional, como a defesa do Sul Global, a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a busca por uma solução diplomática para o conflito em Gaza.

Lula da Silva chegou à Indonésia na noite de quarta-feira, dando início a uma visita ao Sudeste Asiático, que também inclui a Malásia. Ele foi recebido com honras no Palácio Presidencial, acompanhado por uma comitiva de ministros brasileiros.

Dados do Ministério do Comércio da Indonésia revelam que o comércio bilateral entre os dois países atingiu 7,15 mil milhões de dólares em 2024.

Publicidade

Na sequência da agenda, o Presidente brasileiro tem programada uma visita à sede da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), onde se reunirá com o secretário-geral do bloco, Kao Kim Hourn. Em seguida, partirá para a Malásia, onde participará na cimeira daquela organização regional, na qualidade de atual presidente dos BRICS.

À margem da cimeira, entre 25 e 26 de outubro, existe a possibilidade de um encontro entre Lula da Silva e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, algo que não foi descartado pelas autoridades brasileiras.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Compartilhe